Início > Nina da unipampa recebe livros do instituto nacional de educacao de surdos
Data de Publicação 16/07/2018 - 16:29 Atualizado em 16/07/2018 - 16:29 529 visualizações

Nina da Unipampa recebe livros do Instituto Nacional de Educação de Surdos

Por Aline Reinhardt da Silveira

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu a doação de livros históricos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). As 50 obras recebidas fazem parte da Série Histórica do Ines, coleção que reeditou obras do período de fundação do instituto, no século XIX.  As obras serão disponibilizadas nos dez campi da Unipampa, enviadas aos interfaces Nina de cada unidade.

Fundado no século XIX no Rio de Janeiro, ainda no período Imperial, o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos produziu uma série de publicações com a finalidade de atender educacionalmente alunos surdos de outras províncias do Império brasileiro. A coleção da qual fazem parte as obras doadas à Unipampa é uma reedição de alguns desses registros históricos, hoje resguardados pela biblioteca do instituto. Os cinco títulos recebidos pela Unipampa compõe um relevante registro da educação pública no Brasil.

Conforme Cátia Soares, do Nina, a doação impacta na realidade da Universidade, pois dá acesso aos alunos surdos da Unipampa temas de seu interesse específico, além de contribuir nas metas do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) a serem atingidas.

Tags: Reitoria