Início > Prograd promove o forum das engenharias e ciencias exatas e da terra 2018 em alegrete
Data de Publicação 24/10/2018 - 15:51 Atualizado em 24/10/2018 - 17:45 855 visualizações

Prograd promove o Fórum das Engenharias e Ciências Exatas e da Terra - 2018 em Alegrete

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Divisão de Formação e Qualificação Docente, promove nos dias 23 e 24 de outubro o Fórum das Engenharias e Ciências Exaras da Terra em Alegrete. O evento reúne docentes e gestores dos cursos de Engenharias dos campi Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, São Gabriel e Itaqui, e  tem como objetivo geral promover um espaço de reflexão, discussão e qualificação das práticas docentes dos professores dos cursos de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra.

A abertura do evento contou com a presença do vice-reitor, professor Maurício Aires Vieira; do diretor do Campus Alegrete, professor Roberlaine Ribeiro Jorge; da pró-reitora Adjunta de Graduação, professora Amélia Rota Borges de Bastos; dos coordenadores do Fórum das Engenharias e Ciências Exatas e da Terra, professora Aline Mello, e do professor Paulo Fernando Duarte Filho. O vice-reitor destacou a importância dos encontros de formação nas diferentes áreas do conhecimento e a valorização das boas práticas docentes nas engenharias, especialmente na Unipampa que reúne cursos de destacada excelência acadêmica.

A palestra de abertura contou com a fala do professor Messias Borges Silva, que apresentou a palestra “Inovações no Ensino de Engenharia”, sobre os desafios e inovação para a Educação em Engenharia e ciências Exatas e da Terra.

O professor Messias Borges Silva é docente da UNESP e da Escola de Engenharia de Lorena (USP). Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas. Certificou-se como Certified Quality Engineer pela American Society for Quality - ASQ (1989). Em 2012, fez parte do grupo de docentes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) ministrando curso internacional de Lean Enterprise na América do Sul. Em 2013 e 2015 foi Visiting Scientist na Harvard School of Engineering and Applied Sciences.

O palestrante mobilizou através de sua fala reflexões sobre as práticas de ensino que evoluíram nos últimos 50 anos, especialmente na engenharia. Destacou a importância e os obstáculos das metodologias ativas e o envolvimento do docente e do discente nos processos de aprendizagem, especialmente em matrizes curriculares significativas que desenvolvam a capacidade de desenvolver problemas.

No segundo dia a metodologia do evento envolve explanações de boas práticas pedagógicas no âmbito das engenharias da Unipampa. A manhã inicia com atividades mediadas pelo docente do Campus Alegrete João Pablo Silva da Silva, com o relato de Experiências do Curso de Engenharia de Software no Uso de Aprendizado Baseado em Problemas.

Na continuidade dos trabalhos, o professor do Campus Itaqui Charles Quevedo Carpes desenvolverá a palestra “Uso do Moodle como ferramenta de apoio no Ensino Híbrido”. O último momento da manhã conta com a palestra do professor no Campus Alegrete Jean Cheiran, que aborda a temática “Computação desplugada e outras estratégias para ensino de algoritmos e programação". Na parte da tarde, o Fórum contará com a oficina “Ferramentas digitais gratuitas para o ensino”, desenvolvida pelo professor do Campus Bagé, Márcio Marques Martins.

O evento encerra no dia 24 de outubro com uma mesa de diálogos e a proposição e planejamento das atividades de formação para os cursos das engenharias para 2019. O Fórum das Engenharias conta com a coordenação dos docentes Aline Mello, do Campus Alegrete, e Paulo Fernando Filho, do Campus Bagé.

Com informações da Prograd

Tags: Graduação