Início > Projeto de estudantes da unipampa e premiado na italia
Data de Publicação 06/06/2018 - 15:53 Atualizado em 06/06/2018 - 15:59 1054 visualizações

Projeto de estudantes da Unipampa é premiado na Itália

Por Sofia Viero Sorgetzt

O projeto “A Gesture Detection Glove for Human-Computer Interaction”, desenvolvido dentro do grupo de pesquisa GAMA (Grupo de Arquitetura de Computadores e Microeletrônica) do Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi o vencedor da CASS Student Design Competition. A competição reúne anualmente equipes de estudantes de todo o planeta que apresentam projetos na área de circuitos e sistemas.

A equipe da Unipampa, formada pelos acadêmicos Felipe Antunes Quirino, do curso de Ciência da Computação, Marcelo Romanssini, da Engenharia Elétrica e pelos estudantes do ensino médio, Enzo Weber e Rafael Dorneles, orientados pelo professor Alessandro Girardi, levou para a competição o projeto que consiste em uma luva de captação de gestos. A luva pode ser utilizada para conversão de palavras soletradas no alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em texto digitado em dispositivos móveis apenas com o movimento das mãos.

Como funciona a luva de captação de gestos?

A luva é composta por 6 acelerômetros e giroscópios conectados em um microcontrolador que lê as informações de aceleração linear e angular dos dedos da mão e transfere os dados via Bluetooth para um computador ou smartphone. Com os dados, uma aplicação identifica o padrão dos movimentos e os converte em um caractere e no seu som correspondente. Desse modo, o aplicativo reproduz o som das palavras soletradas em Libras, possibilitando facilitar a comunicação de pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva. A luva de captação de gestos também possibilita a digitação de texto em dispositivos móveis apenas com o movimento de gestos das mãos. O protótipo desenvolvido tem baixo custo, cerca de cem dólares, e pode ser utilizado facilmente por qualquer pessoa com um tempo mínimo de treinamento.

Trajetória na competição

A CASS Student Design Competition é uma competição mundial de projetos na área de circuitos e sistemas promovida pela IEEE Circuits and Systems Society realizada anualmente e que reúne equipes de todo o planeta. A competição é dividida em 3 etapas: a primeira é a fase regional que nesta edição reuniu pesquisadores de região sul do Brasil no Rio Grande do Sul em dezembro de 2017. A equipe da Unipampa apresentou presencialmente o projeto a jurados em uma sessão em Porto Alegre, sendo classificada. A segunda etapa é a fase continental, da qual participaram equipes de toda a América Latina. A avaliação foi feita a partir de um vídeo descrevendo o projeto e de um relatório técnico. O resultado foi divulgado em abril e o grupo da Unipampa foi novamente classificado para a etapa final em Florença, na Itália, realizada junto ao evento ISCAS ((International Symposium on Circuits and Systems) 2018, o principal congresso da IEEE Circuits and Systems Society.

A apresentação do projeto da luva de captação de gestos ocorreu em uma sessão técnica diante de uma banca de jurados internacionais composta por pesquisadores e profissionais da indústria de semicondutores. Além disso, a equipe também realizou demonstrações do protótipo em uma sessão aberta a todo o público do evento.

Apenas 4 equipes foram selecionadas para a última etapa. O grupo da Unipampa concorreu com equipes do Rio de Janeiro, do Chipre e de Taiwan, sendo escolhido o vencedor da edição 2017-2018 da competição. O desenvolvimento do projeto envolveu um ano de trabalho e dedicação dos acadêmicos. Todos os módulos da luva foram implementados no laboratório do Campus Alegrete, incluindo o microcontrolador, as interfaces de comunicação e as aplicações em PC e Android.

De acordo com o professor Alessandro Girardi, a partir da premiação, o grupo pretende melhorar ainda mais o projeto, inserindo mais funcionalidades e desenvolvendo novas aplicações para a luva nas áreas de games, biomedicina e educação de surdos. Girardi espera que esta premiação motive os demais alunos a acreditarem que é possível produzir tecnologia inovadora na região do Pampa Gaúcho e que a partir disso outras conquistas possam surgir.

Tags: Alegrete