Início > Mestrado em ensino de linguas promove jornada de reflexoes
Data de publicação 28/06/2018 - 14:09 Atualizado em: 29/06/2018 - 12:22 448 visualizações

Mestrado em Ensino de Línguas promove Jornada de Reflexões

Por Aline Reinhardt da Silveira

O Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizará, nos dias 5 e 6 de outubro, a III Jornada de Reflexões sobre o Ensino de Línguas. O intuito do evento é oferecer a educadores  e  estudantes de graduação e pós-graduação um espaço em que se possa refletir e dar visibilidade a pesquisas  sobre o ensino línguas desenvolvidas em Programas de Pós-graduação, divulgar produtos pedagógicos no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Unipampa e fortalecer a discussão sobre o cenário educacional na área de ensino de línguas, integrando profissionais em formação inicial e continuada.

A temática desta edição é a conexão entre teorias e práticas vivenciadas no contexto da educação básica. Na programação, estão previstas mesas redondas para apresentação de produtos pedagógicos para ensino de línguas adicionais e para ensino de língua portuguesa e literaturas. Também ocorrerão oficinas sobre a produção de produtos pedagógicos com as professoras Gabriela Bohlman Duarte, Aden Rodrigues Pereira, Valesca Brasil Irala, da Unipampa, e Gláucia de Souza, do Colégio de Aplicação da UFRGS.

A programação se completa com duas conferências. No primeiro painel, as professoras Regina Zilbermann, da UFRGS, e a escritora Gláucia de Souza falarão sobre “A leitura literária na escola contemporânea”, sob a mediação da professora da Unipampa Zila Pereira Rêgo. No segundo dia, a conferência de encerramento tratará de “Ensino de leitura e escrita na perspectiva discursiva” com as professoras Solange Mittmann (UFRGS) e Ercília Cazarin (UCPel), com mediação da professora Carolina Fernandes.

As inscrições de trabalhos para as apresentações orais em rodas de conversa começam nesta segunda-feira, 2 de julho, e seguem até 1º de setembro, e devem ser feitas pelo sistema Guri (no menu Acadêmico, submenu Eventos). As inscrições para ouvintes serão abertas em 25 de setembro. A atividade é gratuita para ambas as modalidades.

Informações e atualizações podem ser acompanhadas pelo site da Jornada.