Início > Mestrados e doutorados abrem inscricoes para alunos em regime especial
Data de publicação 08/02/2018 - 14:04 Atualizado em: 14/02/2018 - 15:29 738 visualizações

Mestrados e Doutorados abrem inscrições para alunos em Regime Especial

Por Sofia Viero Sorgetzt

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) abre inscrições para disciplinas em Regime Especial em Programas de Pós-Graduação stricto sensu da universidade. No total, são ofertadas 205 vagas em disciplinas de 12 cursos de mestrado e 43 vagas em disciplinas de três doutorados.

O que é o Regime Especial?

O Regime Especial é uma modalidade de matrícula em que o aluno pode cursar disciplinas isoladas em Programas de Pós-Graduação stricto sensu, ou seja, mestrados e doutorados, até o limite de oito créditos, observando as normas de pós-graduação da Unipampa e o Regimento do Programa a que pertence a disciplina que pretende cursar.

A matrícula em Regime Especial não cria qualquer vínculo do aluno com o Programa de Pós-Graduação e os discentes matriculados na categoria de aluno em Regime Especial não são considerados alunos regulares do curso, não tendo as prerrogativas destes.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever para disciplinas em Regime Especial portadores de diploma de curso superior;  acadêmicos dos cursos de graduação da Unipampa, desde que tenham cumprido com aproveitamento de, no mínimo, 75% dos créditos do currículo do curso e com recomendação de ao menos um docente permanente do programa além de discentes regularmente matriculados em programas de pós-graduação da Unipampa ou de outras instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.

Quando se inscrever?

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, exceto para as disciplinas do Mestrado em Tecnologia Mineral, do Campus Caçapava do Sul, que recebe as solicitações de matrícula nos dias 9 e 10 de março.

Como realizar a inscrição?

Através do formulário que estará disponível a partir do dia 15 no endereço unipampa.edu.br/ingressos/posgraduacao, link “Seleção Regime Especial Pós-graduação 2018”.

Além de preencher o formulário, o candidato deve enviar os seguintes documentos digitalizados em formato PDF:

• diploma de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, se aplicável;
  • histórico escolar completo da graduação;
  • currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq, modelo completo;
  • carteira de identidade e do CPF, se brasileiro, ou fotocópia do passaporte válido, se estrangeiro;
  • os estudantes de graduação da Unipampa devem apresentar atestado que comprove o aproveitamento de 75% dos créditos do currículo do curso de graduação, fornecido pela Unipampa e carta de recomendação de ao menos um docente permanente do programa;
  • os estudantes vinculados a outros programas de pós-graduação da Unipampa ou de outras Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, também devem apresentar atestado de matrícula e documento assinado por seu orientador de pós-graduação, justificando a necessidade de realizar a disciplina.

Por que se inscrever?

Além do conhecimento adquirido, o discente poderá aproveitar as disciplinas cursadas em Regime Especial caso passe a ser aluno regular do curso.

Os cursos com vagas disponíveis em Regime Especial são os seguintes:

Bagé:

Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada: 10 vagas.

Mestrado Acadêmico em Ensino: 20 vagas.

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências: 30 vagas.

Caçapava do Sul:

Mestrado Profissional em Tecnologia Mineral: 09 vagas.

Jaguarão:

Mestrado Profissional em Educação: 15 vagas.

São Borja:

Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa: 09 vagas.

Mestrado Profissional em Políticas Públicas: 10 vagas.

São Gabriel:

Mestrado Acadêmico em Ciências Biológicas: 15 vagas.

Doutorado em Ciências Biológicas: 10 vagas.

Uruguaiana:

Mestrado Acadêmico em Bioquímica: 18 vagas.

Doutorado em Bioquímica: 18 vagas.

Mestrado Acadêmico em Ciência Animal: 30 vagas.

Mestrado Acadêmico em Ciências Farmacêuticas: 24 vagas.

Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas: 15 vagas.

Doutorado em Ciências Fisiológicas: 15 vagas.

Mais informações podem ser obtidas com as Coordenações dos Programas de Pós-Graduação ou com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, e Inovação (Proppi).