Início > Pet letras de bage lanca edital para selecao de bolsistas e voluntarios
Data de publicação 11/05/2019 - 15:16 Atualizado em: 13/05/2019 - 11:58 647 visualizações

PET - Letras de Bagé lança edital para seleção de bolsistas e voluntários

No total, serão oferecidas seis bolsas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional
Por Luis Noal

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou o Edital 152/2019 para a seleção de bolsistas e voluntários do Programa Educacional Tutorial (PET) - Letras, no Campus Bagé. No total, são seis vagas para bolsistas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE). Para participar do processo seletivo, os alunos devem estar matriculados nos cursos de graduação vinculados ao PET – Letras: Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa. Dos requisitos, os alunos interessados devem ter um coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a seis, disponibilidade de 20 horas semanais para o programa e aceitarem o termo de compromisso. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio pelo site da Unipampa.

A professora tutora do PET – Letras em Bagé, Caroline Fernandes, destaca o trabalho promovido: “hoje desenvolvemos a consciência social em espaços formais e informais de ensino, onde acadêmicos e comunidade compartilham saberes e experiências a fim de vivenciar a cidadania responsável, ética e solidária”. A professora reforça que a participação do aluno “irá trazer ao petiano muitas aprendizagens, o programa oportuniza o trabalho em equipe, o intercâmbio com outras universidades e grupos PETs que visa à consciência social e de responsabilidade cidadã. Sendo assim, o petiano recebe uma formação qualificada e diferenciada na academia”.

Inscrição e Avaliação

Para a inscrição, os candidatos devem anexar o histórico escolar simplificado, o currículo Lattes atualizado e a ficha de avaliação. O processo seletivo será feito por uma banca examinadora em três etapas: análise dos documentos enviados; entrevista e/ou aplicação de instrumentos de seleção previamente elaborados e divulgados pelo orientador; e verificação da disponibilidade de tempo do candidato. Cada item será avaliado por uma banca formada por, no mínimo, três docentes.

Na entrevista, será avaliada a utilização adequada e correta da língua portuguesa, a demonstração da habilidade na elaboração de respostas e questionamentos, a clareza na comunicação, as iniciativas, participações em atividades extracurriculares, o conhecimento da proposta do projeto e o interesse e justificativa em participar do PET.

O horário das entrevistas será divulgado no dia 14 de maio e o período de realização de entrevistas vai de 15 a 22 de maio. O resultado provisório será publicado no dia 23 de maio e o resultado final no dia 27 de maio. As datas e os locais das entrevistas poderão ser consultados no site do Programa Educacional Tutorial na Unipampa.