Início > Prograd realiza forum das licenciaturas
Data de publicação 31/08/2018 - 14:52 Atualizado em: 31/08/2018 - 14:52 443 visualizações

Prograd realiza Fórum das Licenciaturas

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediou nos dias 28 e 29 de agosto, no Campus Bagé, o Fórum das Licenciaturas 2018 promovido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O evento reuniu coordenadores de cursos de licenciaturas e representantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Ricardo Carpes, o objetivo do Fórum foi discutir a temática da avaliação, da evasão e da retenção. Além disso, debater uma política norteadora de formação de professores dentro da instituição, os programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Conexões Universidade-Escola e Residência Pedagógica.

No primeiro dia do evento, a professora Valesca Irala apresentou a palestra “Avaliação para além do efeito ping pong”, uma reflexão sobre as avaliações.

Fórum das Licenciaturas 2018 aconteceu na última semana. Fotos: Divulgação.

A pró-reitora adjunta de Graduação, Amélia Bastos, falou sobre a importância da compreensão de que a avaliação tem o papel de possibilitar o acesso a níveis mais elevados de ensino.

O professor da Unipampa, Ítalo Gomes Gonçalves, falou sobre o trabalho: "Exploração de dados sobre os (per) cursos dos alunos de graduação: bases concretas para pensar e construir alternativas sobre evasão e retenção".

O Coordenador do Fórum, o professor da Unipampa, Marcio André Martins, destacou em sua fala de abertura a capacidade de revolucionar a educação do pampa, apostando especialmente nas potencialidades da multicampia.