Residência Pedagógica é temática de seminário de formação na Unipampa
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) já deu início às atividades de formação no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Realizado nos dias 20 e 21 de junho, no Campus Bagé, o I Seminário da Residência Pedagógica na Unipampa: formação docente no horizonte da inovação pedagógica foi o primeiro encontro formativo de uma série de encontros que serão realizados durante os anos de 2018 e 2019, período de desenvolvimento do Programa.
Conforme a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), promotora da atividade, trata-se de espaço formativo destinado ao estudo, aprofundamento, discussão e problematização das políticas atuais de formação inicial de professores, em especial às vinculadas ao estágio curricular nos cursos de licenciatura.
O público-alvo do Seminário são os professores dos cursos de licenciatura que participam do Programa de Residência Pedagógica como docentes orientadores. Ainda conforme a Prograd, o I Seminário teve por objetivo oportunizar tempo-espaço formativo para diálogo, problematização e aprofundamento teórico-conceitual a respeito das políticas atuais de formação de professores, fundamentado nos princípios da inovação pedagógica e nos pressupostos da residência pedagógica. Foram temáticas centrais de estudo e formação: Políticas atuais de formação inicial de professores; Inovação Pedagógica; Residência Pedagógica e estágios.
Segundo a docente Elaine Daenecke, participante do evento, o “I Seminário foi muito importante, por nos permitir conhecer todos que estão participando e envolvidos. Por sermos muitos, também são muitas as ideias e isso mostra a diversidade da nossa universidade e as diversas maneiras que poderemos trabalhar, ainda que alinhados no projeto único”.
Com informações da Prograd
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