Início > Unipampa doa 500 litros de alcool para prefeitura de dom pedrito
Data de publicação 28/01/2021 - 19:08 Atualizado em: 28/01/2021 - 19:09 283 visualizações

Unipampa doa 500 litros de álcool para Prefeitura de Dom Pedrito

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na manhã da última quarta-feira, 27, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) fez a entrega de 500 litros de álcool para o município de Dom Pedrito. Os produtos são oriundos do projeto “Etanóis” do Campus Bagé. Participaram da doação o prefeito em exercício da cidade, Diego da Rosa Cruz, assim como a Secretária de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, Luciane Rodrigues de Moura, e a secretária adjunta de Saúde, Vanessa Montiel Machado. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Paulo Lopes, a pró-reitora adjunta de Graduação, Shirley Nascimento, o Assessor da Reitoria, Daniel Hanke e o Diretor do Campus Dom Pedrito, Thiago Beuron representaram a Unipampa no ato.

De acordo com Moura, a união das instituições está sendo de extrema importância para enfrentar a pandemia de Covid-19. “A participação da Universidade faz uma diferença muito grande no município e na região.

A Secretária adjunta de Saúde ressalta que a Unipampa sempre foi parceira do município. “Desde o início da Pandemia, a instituição nos forneceu insumos. Quando tínhamos escassez no país inteiro de álcool em gel, álcool líquido, a Unipampa foi nosso salva-vidas com doações importantes e muito bem-vindas, em um momento super oportuno”. Machado também explica que a doação desses 500 litros de álcool será importante para continuar as ações de prevenção em Dom Pedrito. “Mesmo que tenha iniciado um processo de vacinação, ele é muito lento e para que nós tenhamos uma imunização completa da população ainda vai levar muito tempo, então não podemos nos descuidar”, explicou.

Cruz destacou o quanto as doações da Unipampa têm sido essenciais durante a Pandemia de Covid-19. “Essa entrega de 500 litros nos auxilia muito, principalmente porque o município está sempre com dificuldades financeiras, e conseqüentemente valoriza cada vez mais a Unipampa em nosso município, nossa região”.

O diretor do Campus Dom Pedrito, Thiago Beuron, explicou que a parceria com a Prefeitura da cidade já é anterior a 2020, mas foi fundamental para o enfrentamento da Pandemia de Covid-19.

Hanke falou sobre a importância da articulação entre as instituições e quanto a gestão tem se preocupado em estar presente produzindo conhecimento a partir de toda a expertise que a Universidade tem para atender os municípios e auxiliar no enfrentamento da crise de saúde, na produção de insumos ou no auxílio às testagens e a pesquisa conduzida pela Unipampa junto à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e outras instituições.

Nascimento lembrou as doações feitas no início da pandemia e ratificou a importância da união entre as instituições para continuar o enfrentamento do Coronavírus.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Paulo Lopes, enfatizou a importância do trabalho que a Unipampa está fazendo do ponto de vista prático da produção de álcool gel, sabonete, máscara, e todos os outros insumos que foram produzidos nesse momento.

Projeto Etanóis

O projeto Etanóis do Pampa produz álcool gel ou glicerinado a partir da destilação de bebidas apreendidas pela Receita Federal do Brasil e doadas à Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para esse fim. A equipe é formada por alunos, docentes e técnico-administrativos dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química – Licenciatura. A ação é coordenada pelos professores Gabriela Rosa, Catarina Motta, Elisabete de Avila da Silva e Udo Sinks. O projeto Etanóis disponibiliza os produtos para as prefeituras da região da Campanha e Fronteira Oeste e para organizações não governamentais (ONGs).