Início > Cacapava do sul sedia geodia no proximo sabado
Data de publicação 19/11/2018 - 16:56 Data de atualização: 21/11/2018 - 14:07

Caçapava do Sul sedia Geo.Dia no próximo sábado

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza, no próximo sábado (24), o Geo.Dia. O evento acontece na Praça Rubens da Rosa Guedes, das 9 às 18h, e é aberto à comunidade interna e externa da Universidade. As excursões iniciam às 13h30.

De acordo com o professor da Unipampa, Felipe Guadanin, é importante para a comunidade porque uma ação de divulgação e popularização da ciência. “Caçapava do Sul é a capital gaúcha da Geodiversidade e a ideia é que os moradores conheçam seu município, seu território, os pontos de interesse da Geodiversidade ou Geomonumentos, e que valorize esse patrimônio”, frisou ele.

Guadanin também conta que o objetivo maior é o estabelecimento de Geoparque, território de grande diversidade geológica certificadas pela Unesco, onde as áreas são fomentadas. “Nossa intenção é transformar Caçapava do Sul em um Geoparque dentro de alguns anos”, diz ele.

Durante o Geo.Dia haverá diversos espaços para atividades para crianças e adultos, como: escavação em areia, jogos, oficinas, exposições, excursões e atividades artísticas, culturais e gastronômicas. Acompanhe a programação na íntegra:

Megatherium americanum – Preguiça Gigante:

• Caixa de areia: atividade de 'escavação' de réplicas fósseis, para crianças;
  • Jogo didático sobre a preguiça-gigante, para crianças;
  • Quebra-cabeças da preguiça-gigante, para crianças;
  • Visita guiada ao Megatherium americanum - Preguiça Gigante: participe e ajude a escolher o nome para a reconstituição, público geral (atividade irá ocorrer na Unipampa).

Geodiversidade:

• Caixa de areia: experiência física e interativa sobre relevo, bacias hidrográficas e topografia;
  • Conheça o planeta Terra: painéis interpretativos sobre geologia;
  • Maquete geológico geomorfológica de Caçapava do Sul: conheça o seu território sob outro ponto de vista;
  • Oficina de mapas demográficos de Caçapava, em maquete de vidro.

Exposições:

• Exposição de fotografias 3D: observe Caçapava de outra maneira;
  • Exposição Areias do Mundo;
  • Exposição de Meteoritos;
  • Visita virtual a Pedra do Segredo e ao Megatherium americanum.

Excursões aos principais geomonumentos:

• Guaritas;
  • Minas do Camaquã;
  • Pedra do Segredo.

Atividades artísticas, culturais e gastronômicas:

• Caminhada interpretativa pelo centro histórico;
  • Exposição e comercialização de artesanato;
  • Feira agrisabores;
  • Parede de escalada esportiva;
  • Pintura de cactos em papelão.