Início > Programa residencia pedagogica realiza abertura oficial
Data de publicação 16/08/2018 - 16:17 Data de atualização: 16/08/2018 - 16:17

Programa Residência Pedagógica realiza abertura oficial

Atividade ocorreu simultaneamente em diferentes campi

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou na segunda-feira, 14, uma série de solenidades que marcaram a abertura oficial do Programa Residência Pedagógica: formação docente no horizonte da inovação pedagógica. A abertura contou com eventos paralelos, todos iniciados às 19h, nos campi Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. Além da solenidade de abertura das atividades, foram iniciados o Curso de Preceptores e a preparação dos residentes.

Conforme a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o objetivo de realizar a abertura oficial do Programa Residência Pedagógica foi oportunizar espaço-tempo de formação para que professores preceptores reflitam sobre sua formação e atuação nas instituições de ensino, de forma crítica e colaborativa. A proposta é promover o desenvolvimento de reflexões teórico-práticas, conhecimentos, competências e habilidades sobre a sua prática pedagógica, na perspectiva da inovação pedagógica, a fim de qualificar os processos do trabalho docente em sala de aula e demais espaços de escolares. Ainda conforme a Prograd, esse desenvolvimento deve ocorrer paralelo à valorização dos saberes-fazeres docentes, bem como, oportunizar espaço de integração e de preparação dos estudantes residentes para imersão e atuação nas chamadas escolas-campo.

O evento foi realizado contando com a participação ativa dos professores orientadores, residentes e preceptores. “Engajados e comprometidos com o Programa Residência Pedagógica na Unipampa, eles estiverem presentes em cada campi, trazendo consigo, muitas expectativas, pretensões, saberes, fazeres, experiências, emoções e esperanças, fortalecendo-se os laços entre a universidade, escolas e redes de ensino em prol da melhoria da qualidade da educação em nossa região do pampa e quiçá de nosso país”, afirma a coordenadora institucional do PRP, professora Claudete Martins.

Participam do Programa Residência Pedagógica na Unipampa nove cursos de licenciatura, e estão envolvidas mais de 300 pessoas: 251 residentes, 31 professores preceptores, 31 professores orientadores e uma coordenadora institucional.

O Programa Residência Pedagógica

O Programa Residência Pedagógica se caracteriza como atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida em uma escola pública de Educação Básica, denominada escola-campo, sob orientação de Docente Orientador (professor(a) da Instituição de Ensino Superior) e de Preceptor (professor da Educação Básica).

O objetivo é oportunizar aos residentes, preceptores, docentes orientadores dos cursos de licenciatura da Unipampa e das escolas-campo, bem como aos demais profissionais envolvidos, espaço-tempo de formação acadêmico-profissional pautado pelo diálogo, reflexão e trabalho colaborativo, promovido por meio de relações teórico-práticas de saberes-fazeres necessários à prática educativa inovadora, crítico-reflexiva e inclusiva.

Durante a solenidade de abertura, foram realizadas apresentações culturais, mesa de abertura composta pelas autoridades presentes em cada campi, atividades de acolhimento e de integração, apresentação do Programa e da sua identidade visual, bem como atividades de socialização entre os participantes.

Com informações da Pró-Reitoria de Graduação

Tags: Graduação