Início > Unipampa apresenta projetos para parceria com petrobras
Data de publicação 01/11/2018 - 17:03 Data de atualização: 01/11/2018 - 17:03

Unipampa apresenta projetos para parceria com a Petrobras

Encontro buscou investimentos na área das Geociências
Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) apresentou, nessa segunda-feira, 29, dois projetos da área de Geociências à Petrobras. A reunião, realizada no Rio de Janeiro, contou com a presença do reitor Marco Antonio Fontoura Hansen, o professor do Campus Caçapava do Sul, Felipe Guadagnin, e do colaborador externo Henrique Carlos Fensterseifer.

O primeiro projeto, debatido com gerente de Exploração da Petrobras, Mário Carminatti, tratou da instalação do Centro de Referência de Ensino de Geociências em Caçapava do Sul. A segunda proposta, apresentada ao ao gerente de Reservatórios, Ednilson Bento Freire, ao consultor sênior da Universidade Petrobras, Guilherme Raja Gabaglia, e ao consultor técnico do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Eduardo Roemers, trata do projeto de pesquisa e desenvolvimento da Estratigrafia Espectral da Fm. Yacoraite, Bacia de Salta, Argentina: implicação para a modelagem de reservatórios, uma proposta de pesquisa e desenvolvimento na área da exploração de óleo e gás.

Conforme explica o professor Felipe Guadagnin, os projetos são de interesse da companhia, que sinalizou com a busca de soluções ou parcerias para a efetivação do projeto de infraestrutura, tendo ainda solicitado mais detalhes sobre a resposta espectral de rochas calcárias, inovação da proposta em relação ao que o Laboratório de Análise de Sinais Geofísicos da Unipampa já desenvolve e em relação ao que existe disponível no mercado brasileiro.

Sobre os projetos

Previsto para ser implantado em Caçapava do Sul, considerada a Capital Gaúcha da Geodiversidade, o Centro de Referência de Ensino de Geociências consistirá em um espaço de pesquisa e ensino equipado para a realização de análises geológicas e geofísicas utilizando tecnologia moderna, em campo e em laboratório. Conforme o projeto, o centro contará com toda a infraestrutura necessária para a integração dos dados geológicos e geofísicos em modelos tridimensionais, com aplicação de todas as áreas das Geociências. A infraestrutura estará disponível para toda a comunidade geocientífica brasileira e internacional, do setor público e privado, por meio da formalização de convênios e acordo de cooperação.

Já o projeto para a Bacia de Salta tem como objetivo construir modelos de reservatórios análogos de sequências Carbonáticas para a obtenção de parâmetros numéricos aplicáveis ao zoneamento de reservatórios naturais. Conforme o projeto, espera-se que os resultados permitam contribuir em duas áreas: com a definição de parâmetros físicos para a modelagem de reservatórios carbonáticos, e com o processamento e interpretação de volumes sísmicos, incluindo uso de diferentes atributos sísmicos.

Tags: Pesquisa