Início > 1o forum de vitivinicultura da campanha gaucha acontece em maio
Data de publicação 13/04/2023 - 10:58 Atualizado em: 24/04/2023 - 11:26 310 visualizações

1º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha acontece em maio

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O 1º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha foi remarcado para o dia 25 de maio. O evento é uma realização do Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e do Sebrae, e acontece no auditório da instituição, com o credenciamento a partir das 8h. As inscrições devem ser confirmadas até o dia 20 de maio, pelo formulário eletrônico:  https://forms.gle/mjkGfopGXawbp4DN9.

O painel pretende ser um espaço voltado às discussões nas áreas de mercado e oportunidades do mundo do vinho. ciência e tecnologia, indicação de procedência da campanha gaúcha e políticas públicas voltadas à vitivinicultura.

Acompanhe a programação:

9h – Abertura Oficial

10h – Palestra “Tendências e oportunidades no mercado de vinhos do Brasil”, com o Sr. Marcel Miwa, jornalista, escreve para a Revista Gula e atua também junto a NeoFeed Brasil e Escola ENO Cultura.

11h30min – Palestra “Os vinhos da Campanha: avanços científicos, técnicos e profissionais”, com o Prof. Dr. Cesar Valmor Rombaldi, professor titular e orientador em Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.

12h15min – Palestra “A IP Campanha e a importância da Unipampa”, com o Sr. Giovâni Silveira Peres, engenheiro agrônomo e sócio gerente nas empresas Batalha Vinhas e Vinhos e Batalha Consultoria e Planejamento.

13h – Visita às instalações do Curso de Enologia da Unipampa e à obra do Prédio Acadêmico da Enologia.

14h – Intervalo para o almoço.

16h30min – Palestra “Perspectivas de apoio do Governo Estadual à cadeia vitivinícola e o futuro do setor”, com o Exmo. Sr. Giovani Feltes, Secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul, ou representante do Governo Estadual.

17h30min – Visita ao vinhedo experimental da Unipampa, na Estância do Pampa, situado às margens da BR 293, KM 245, ao lado da Escola Estadual de Educação Profissional de Dom Pedrito (EEEPDP).

18h – Encerramento com Sunset nas vinhas: happy hour no vinhedo experimental e prova de vinhos espumantes elaborados pelos alunos do curso de Bacharelado em Enologia.

Tags: Dom Pedrito