Início > Conjuntura agraria e educacao do campo e tema de encontro no campus dom pedrito
Data de publicação 31/01/2024 - 21:12 Atualizado em: 31/01/2024 - 21:12 51 visualizações

“Conjuntura Agrária e Educação do Campo” é tema de encontro no Campus Dom Pedrito

Evento teve a participação de Kretã Kaingang, liderança do Território Sagrado Floresta Estadual Metropolitana de Piraquara
Por Franceli Couto Jorge

Nesta quarta-feira, 31, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediou o Encontro Conjuntura Agrária e Educação do Campo: Direito à Vida, ao Território e a Luta contra o Marco Temporal, realizado no Auditório do Campus São Dom Pedrito e com transmissão pela plataforma Google Meet. A conversa foi conduzida por Kretã Kaingang, liderança do Território Sagrado Floresta Estadual Metropolitana de Piraquara, e teve mediação de Alvandi Salles Ribeiro.

O evento contou com a participação do Assentamento Sebastião Sales - MST, Comunidade Indígena Guarani Tekoá Pindò Mirim, estudantes, professores/as e coordenadores da Licenciatura em Educação do Campo. A vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla, a pró-reitora de Graduação, Elena Mello, a pró-reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão, Claudete Martins, a chefe da Divisão de Ações Afirmativas da Procadi, Elimara da Silva Gonçalves, bem como, a direção do Campus Dom Pedrito, representada pela diretora Nádia Bucco e pelo coordenador acadêmico, Algacir Rigon, prestigiaram o evento.

Evento também foi marcado pela diversidade cultural, étnica e religiosa - Foto: Divulgação Lecampo

Sobre Kretã Kaingang

É liderança do Território Sagrado Floresta Estadual Metropolitana de Piraquara, um dos fundadores do Acampamento Terra Livre. Sócio-fundador da Articulação dos povos indígenas da Região Sul (ARPINSUL) e da Articulação dos povos indígenas do Brasil (APIB). Atual coordenador executivo da APIB pela Região Sul. Fez  parte da "Jornada Sangue Indígenas Nem Uma Gota A Mais”, onde foram denunciadas as violações contra povos indígenas. Faz parte da Comissão Internacional contra o Acordo Mercosul e União Europeia. Fundador do "Levante pela Terra”, em 2021, durante a pandemia Covid-19, em Brasília.