Início > Curso de bacharelado em enologia e uma alternativa para diversificar matriz produtiva de dom pedrito
Data de publicação 09/07/2018 - 11:03 Atualizado em: 09/07/2018 - 11:18 27733 visualizações

Curso de Bacharelado em Enologia é uma alternativa para diversificar a matriz produtiva de Dom Pedrito

Com a necessidade de diversificação das matrizes produtivas tradicionais que o curso de Bacharelado em Enologia foi implantado

Por Louise da Campo

O curso de Bacharelado em Enologia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi criado em 2011 no Campus Dom Pedrito. Com duração de oito semestres, a graduação é diurna, oferece 50 vagas anuais e o ingresso é através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A formação foi estruturada a partir de um eixo principal, intitulado “Sustentabilidade da Cadeia Produtiva”, visando a formação destacada do profissional que poderá atuar desde a caracterização, produção, rastreabilidade, certificação de origem, empreendedorismo, marketing e comercialização dos produtos, sempre de forma autônoma e ambientalmente responsável.

Para o coordenador substituto do curso, Marcos Gabbardo, o curso de Enologia contribui para o desenvolvimento da vitivinicultura no município. “Outro fator importante é que Dom Pedrito se localiza estrategicamente no centro da Campanha Gaúcha, isso auxilia em apoiar os demais municípios da região, com a formação de profissionais (Enólogos), que vão atuar nas diferentes vinícolas e vinhedos da região”, ressalta Gabbardo.

Dom Pedrito é um município que se concentra na agropecuária, principalmente na criação de bovinos e na cultura do arroz irrigado. O curso de enologia foi inserido na cidade, pois existia uma necessidade da diversificação da matriz produtiva, além disso as condições edafoclimáticas (referentes ao clima, relevo, temperatura, solo, vento, etc.) são adequadas ao cultivo de uvas, o que facilita a produção e a qualidade de vinhos e seus derivados.

Com a chegada do curso, estudantes de diversas regiões do país vieram para Dom Pedrito, como o aluno do quinto semestre de Enologia, Daniel Ernesto Trujillo Manriquez, que se deslocou de Ibiúna – São Paulo. Depois de muita pesquisa sobre cursos de Enologia espalhados pelo Brasil, optou pela Unipampa. “No final dessa pesquisa não tive dúvidas que a Unipampa era o lugar certo, pois além de ser o único Bacharelado em Enologia do Brasil, é um curso que tem como diferencial trabalhar de forma mais aprofundada com pesquisa e outras áreas da enologia”, aponta Trujillo.

As experiências já adquiridas pelo estudante durante o curso são diversas, incluindo apresentação de trabalho no Congresso Mundial de Enologia - onde obteve contato com uma vinícola do Chile e fez estágio -, participação em todo o processo de vinificação de um vinho e, viagem ao Uruguai para conhecer o processo de produção de vinícolas.

O coordenador do curso, Vagner Brasil, conta que os professores procuram contatar com frequência os produtores e vinícolas não só na Campanha Gaúcha, mas também na Serra e em outros estados, realizando visitas técnicas e participando de congressos nacionais e internacionais. “Também temos grupos de pesquisa, ensino e extensão, o que possibilita aos alunos, desde a graduação, realizar estágios e participar de seleção de bolsas de iniciação científica para que no futuro alguns sigam carreira no meio acadêmico realizando especializações, mestrado e doutorado”, aponta Brasil.