Início > Estudantes ja podem solicitar auxilio para eventos
Data de publicação 25/04/2019 - 11:36 Atualizado em: 25/04/2019 - 16:33 668 visualizações

Estudantes já podem solicitar auxílio para eventos

Estudantes de graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que pretendem participar de eventos este ano dentro e fora de suas respectivas cidades, podem contar com um incentivo financeiro, através do Programa de Apoio à Participação de Estudantes em Eventos (Pape). Publicado por meio do Edital 144/2019, o programa pretende pagar os valores da inscrição e de até três dias de participação nos eventos. As inscrições vão até 6 de maio, para eventos que ocorrem nos meses de abril, maio e junho, de 10 a 28 de junho para eventos de julho, agosto e setembro e do dia 9 até 27 de setembro para eventos que ocorrem em outubro, novembro e dezembro.

Os alunos podem participar de eventos de natureza científica, cultural ou esportiva, desde que sejam organizados por instituições de Ensino Superior, credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), ou por federações regulamentadas. A participação em eventos sobre ações afirmativas e inclusão também podem ser financiados, desde que sejam realizados por grupos, instituições de ensino ou movimentos devidamente regulamentados, que abordam lutas e causas sociais relacionadas a minorias e grupos socialmente discriminados. As temáticas dos eventos devem possuir relação com a área que o aluno estuda. Somente o Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e os Jogos Universitários da Unipampa não podem receber solicitações de auxílio pelo Pape.

Criado em 2008, a função do Pape é, segundo a Chefe da Divisão de Assistência Estudantil da Unipampa, Miriam Silveira, “proporcionar um auxílio para que os discentes possam participar de eventos regionais, nacionais e internacionais e, assim, aprimorar seu conhecimento, qualificando sua formação profissional e contribuindo no desempenho acadêmico”. Além disso, com esse incentivo, o estudante pode adquirir “experiências e conhecimento em diferentes áreas”, comenta Miriam Silveira.

Como receber auxílio pelo Pape

Para receber o auxílio, o discente deve realizar a inscrição pela plataforma moodle do Pape, no site da Unipampa. Em seguida, preencher o formulário on-line de solicitação de auxílio, anexar o comprovante de inscrição no evento ou equipe esportiva, o aceite do trabalho a ser apresentado e a programação do evento, além de informar a forma de sua participação. Após o processo de inscrição, as solicitações serão avaliadas a partir dos seguintes critérios: abrangência do evento; importância e contribuição de conhecimento na vida acadêmica do discente; e forma de participação do estudante no evento ou modalidade esportiva.

Ao ser aprovado o recebimento do auxílio, o aluno deverá informar seus dados bancários de uma conta corrente, não tendo garantias que o pagamento será realizado antes da data do evento. Conta poupança ou conta-salário não podem ser utilizadas para o pagamento. Estudantes que estão com a matrícula trancada ou, por motivos de não cumprimento do Edital do Pape no ano passado, não podem pedir o auxílio este ano.

O valor máximo a ser recebido pelo aluno varia conforme o local que ocorrerá o evento. O auxílio para inscrição pode ser de R$ 80 até R$ 300, e o auxílio participação pode variar de R$ 110 até R$ 250 a diária, que não pode ultrapassar três dias.

Contribuição para a vida acadêmica

A importância desse tipo de programa é possibilitar que alunos possam ir além do aprendizado em sala de aula, a partir da troca de conhecimento que obtém participando de eventos da sua área de estudo. Para Miriam Silveira, o papel da Unipampa nessa questão é de compreender que, “muitas vezes, apesar de o aluno ter vontade de participar de eventos, sem um auxílio financeiro não é possível, devido aos custos que envolvem o deslocamento e participação em eventos, por isso a universidade anualmente prioriza a publicação deste edital, com o recurso geral da universidade”. Com a presença desse recurso, o aluno pode ampliar sua participação sem muitas preocupações em relação às despesas financeiras, e aproveitar melhor os eventos.

Para mais informações sobre o auxílio pelo Pape, acesse o Edital 144/2019.

Por Renata da Silva, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação Social (ACS)