Início > Lancamento de livro
Lançamento de Livro
Data de Publicação 26/06/2018 - 16:58 Atualizado em 26/06/2018 - 16:58
Por Carlos Andre de Oliveira da Silva

No último dia 25 foi realizado o lançamento do Capítulo 3: O EMPREENDEDORISMO NO SETOR PÚBLICO: ações empreendedoras na UNIPAMPA Campus Dom Pedrito do livro: Empreendedorismo na UNIPAMPA Diagnóstico dos 10 anos. O Capítulo foi escrito pela Dra. Caroline Ferreira Mainardi; Msc. Kalú Soraia Schwaab; Dr. Gustavo da Rosa Borges; Dra. Nádia Fátima dos Santos Bucco; Msc. João Carlos Jarosezwski. Este capítulo buscou apresentar um diagnóstico das ações empreendedoras do Campus Dom Pedrito no âmbito do ensino, da pesquisa e extensão, desde a criação desta Universidade até abril de 2017 da UNPAMPA – Campus Dom Pedrito, destacando as ações empreendedoras ao longo do tempo.

Pode-se perceber além de outros fatores, o surgimento da empresa Daterra Consultoria Júnior que surgiu em 2012 através de um projeto de extensão possibilitando a concretização da empresa estimulando alunos no tema empreendedorismo, percebendo a gestão e a realidade de empresas comerciais e empreendimentos rurais.

O presidente da Daterra o acadêmico Leandro Braga pode dar o seu depoimento, relatando as principais ações realizadas ao longo do tempo e os planos da empresa para os próximos anos.

Posteriormente foi apresentado o projeto “A Gesture Detection Glove for Human-Computer Interaction”, desenvolvido dentro do grupo de pesquisa GAMA (Grupo de Arquitetura de Computadores e Microeletrônica) do Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que foi o vencedor da CASS Student Design Competition em Florença na Itália. O Prof. Alessandro Girardi da Unipampa Alegrete apresentou o projeto e fez a demonstração da luva que é composta por 6 acelerômetros e giroscópios conectados em um microcontrolador que lê as informações de aceleração linear e angular dos dedos da mão e transfere os dados via Bluetooth para um computador ou smartphone. Com os dados, uma aplicação identifica o padrão dos movimentos e os converte em um caractere e no seu som correspondente. Desse modo, o aplicativo reproduz o som das palavras soletradas em Libras, possibilitando facilitar a comunicação de pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva.

A luva de captação de gestos também possibilita a digitação de texto em dispositivos móveis apenas com o movimento de gestos das mãos. O protótipo desenvolvido tem baixo custo, cerca de cem dólares, e pode ser utilizado facilmente por qualquer pessoa com um tempo mínimo de treinamento.