Início > Professora da unipampa integra delegacao brasileira que participa de evento internacional na espanha
Data de publicação 08/04/2024 - 15:24 Atualizado em: 08/04/2024 - 15:24 26 visualizações

Professora da Unipampa integra delegação brasileira que participa de evento internacional na Espanha

A professora Elisa Lubeck representou a Instituição na delegação
Por Emanuelle Tronco Bueno

A professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, Elisa Lubeck, que também é pós-doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integra a delegação brasileira que participa do Seminário Internacional Comunicação, Trabalho, Territorialidades e Poder e do 1º Encontro de Grupos de Pesquisa em Comunicação Brasil/Espanha. O evento ocorreu no final de março e foi organizado de forma bilateral entre a UFSM e a Universidad de Sevilla (US).

Com o objetivo de fomentar a integração entre grupos de pesquisa, promover a internacionalização e o intercâmbio de ideias, experiências, relatos de estudos, pesquisas e culturas, a teve palestras e quatro mesas de debate sobre comunicação, desenvolvimento dos territórios, plataformas digitais, inovação, jogos e política. Parte do grupo brasileiro foi recebida pelo decano da Facultade de Comunicção de Sevilha, Luís Navarrete, e pela vicedecana e coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidad de Sevilla, Rosalba Mancinas Chaves. Na ocasião, a professora Elisa Lubeck entregou um material da Unipampa para a Instituição espanhola.

Visita a Geoparque para troca de experiências

A viagem também oportunizou que o grupo de pesquisadores brasileiros realizasse uma visita ao Geoparque Parque Natural Sierra Morena, de Sevilha, Espanha. O encontro teve como objetivo estreitar parcerias e buscar aproximações entre o Geoparque espanhol e o Geoparque Caçapava, visando um futuro acordo de cooperação. O grupo brasileiro foi composto, além da professora Elisa Lubeck, pelo pró-reitor de extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho e pela professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (Iffar), Gibsy Soares Caporal.

O Geoparque europeu e mundial desde 2011 está localizado ao norte da província de Sevilha, nos alinhamentos montanhosos da região central da Serra Morena. O local foi declarado Parque Natural em 1989. O relevo do Geoparque é uma sucessão de colinas suaves, serras e vales, com altitudes que variam de 100 metros a quase 1.000 metros acima do nível do mar. O inventário de locais de interesse geológico do Geoparque inclui atualmente 46 geossítios.