Início > Professora do curso de enologia da unipampa ministra aula na espanha
Data de publicação 06/04/2022 - 09:31 Atualizado em: 06/04/2022 - 10:14 217 visualizações

Professora do curso de Enologia da Unipampa ministra aula na Espanha

Por 2001560014

Foto colorida da Professora Ângela Marcon à esquerda, ela está ao lado de cartaz do curso sobre enoturismo ministrado na Espanha

A professora do Curso de Bacharelado em Enologia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ângela Rossi Marcon, ministrou aulas na Espanha sobre a vitivinicultura brasileira. O convite partiu do Instituto Canario de Calidad Agroalimentaria da Universidade de La Laguna. A docente esteve na Espanha entre os dias 29 de março e 3 abril, ministrando o Curso de Especialização em Enoturismo e Análise Sensorial de Vinhos. Realizado nas Ilhas Canárias de Tenerife e Lanzarote, o objetivo da capacitação foi mostrar a vitivinicultura do Brasil, promover a Universidade e as regiões de produção de vinhos do Brasil, além de divulgar o enoturismo da Campanha gaúcha e do Brasil.

Ângela Rossi Marcon é docente da Unipampa no curso de Bacharelado em Enologia do Campus Dom Pedrito, o primeiro curso neste modelo no Brasil. Ela atua nas disciplinas de enoturismo, enogastronomia, comercialização e logística, processos térmicos, clarificação e estabilização, enoquímica e introdução a enologia. De acordo com Ângela Marcon, a experiência nas Ilhas Canárias pode abrir portas para futuras parcerias institucionais entre as duas Universidades, possibilitar intercâmbios, e também trocas de conhecimentos entre alunos e professores.

Na sua ida à Espanha, a professora levou alguns vinhos do Brasil para análise sensorial. Segundo Ângela Marcon, a experiência foi muito positiva e importante para o curso de Enologia e para a Unipampa. “Foi uma experiência incrível poder conhecer uma região de produção vitivinícola em um local tão diferente como as Ilhas Canárias. Impressionante como a videira tem a capacidade de se adaptar a lugares tão inóspitos, em solo vulcânico onde chove apenas 100 mm ao ano”. A professora ainda comenta sobre a possibilidade de trazer profissionais de outras universidades para ministrar aulas ou seminários aqui no Brasil.