Início > Unipampa convida artesaos regionais participar do concurso artesanato do pampa
Data de publicação 24/09/2018 - 12:52 Atualizado em: 26/09/2018 - 11:44 82353 visualizações

Unipampa convida artesãos regionais a participar do Concurso Artesanato do Pampa

Por Aline Reinhardt da Silveira

Valorizar e divulgar o artesanato tradicional ou de referência cultural representativos do pampa gaúcho, além de comemorar os 10 anos de criação da Universidade. Esses são os principais objetivos do Concurso Cultural Artesanato do Pampa 2018, promovido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para adquirir peças artesanais que posteriormente, serão presentadas a outras instituições brasileiras e estrangeiras, bem como passarão a compor o acervo de artesanato de referência da Instituição.

O concurso é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) e tem como público alvo artesãos, os quais podem candidatar-se como pessoas físicas ou grupos, associações ou coletivos constituídos em pessoa jurídica. Conforme especifica o edital do concurso, o foco é a aquisição de peças de artesanato tradicional ou de referência cultural representativos do pampa gaúcho. As peças deverão abordar, no todo ou em parte, a temática “10 anos da criação da Universidade Federal do Pampa”. As peças deverão ser confeccionadas com, pelo menos, um dos seguintes materiais: couro, osso, madeira, lã natural. Cada candidato selecionado receberá premiação de R$ 3 mil, e serão selecionadas até 20 propostas no total.

A peça apresentada para a seleção deve:

• - Representar a temática do concurso;
  • - Ser confeccionada predominantemente em couro, osso, madeira, lã natural;
  • - Apresentar dimensões mínimas de 5 cm de altura, 5 cm de largura e 5 cm de profundidade;
  • - E dimensões máximas de 30 cm de altura, 30 cm de largura e 30 cm de profundidade;
  • - Apresentar peso máximo de um quilo.

Os selecionados no concurso deverão apresentar dez unidades do mesmo modelo apresentado. Para participar, o candidato deve seguir as regras estabelecidas no edital e preencher os formulários obrigatórios disponíveis no site da Proext. As propostas deverão ser enviadas via Correios, e serão recebidas até o dia 5 de novembro, às 9h30 no seguinte endereço:

Proext Unipampa/Concurso Artesanato do Pampa 2018. Av. General Osório, 1139 – CEP 96400-100 – Bagé/RS.

Os interessados também podem conferir a Cartilha do Concurso, que traz os principais pontos sobre como participar.