Início > Unipampa realiza testes de opg e coprocultura
Data de publicação 24/10/2018 - 13:24 Atualizado em: 24/10/2018 - 13:24 762 visualizações

Unipampa realiza testes de OPG e Coprocultura

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através do projeto de extensão Assistência Parasitológica para Produtores Rurais e Orientação Preventiva de Doenças Parasitárias em Escolas, está realizando os exames OPG e Coprocultura. O procedimento é gratuito e para participar, o produtor deve realizar um cadastro no Laboratório de Microscopia do Campus Dom Pedrito.
Os exames são feitos através das fezes dos animais. A coleta deve ser feita pelos proprietários ou funcionários, caso não possam, podem solicitar auxilio da equipe executora do projeto. O material deve ser entregue das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h30, de segunda à quinta-feira, no Laboratório.
O OPG é um teste quantitativo para a contagem de ovos de parasitas internos presentes nas fezes dos animais, enquanto a Coprocultura é a identificação das larvas existentes nas amostras e a avalia o grau de verminose nos animais e testar a eficacia de medicamentos anti-helmínticos.
A equipe executora do projeto é composta por docentes, técnicos e estudantes. O OPG traz o resultado em até três dias úteis, enquanto a Coprocultura leva até 14.
Coleta – forma correta
A coleta deve ser realizada individualmente e exclusivamente direto da ampola retal dos animais, de no mínimo 10% da categoria do rebanho, e devem estar identificadas com o nome da propriedade/ produtor, data de coleta, espécie, raça, categoria animal, sexo, data da última dosificação e princípio ativo utilizado. De acordo com a coordenação do projeto, é necessário, imediatamente após a coleta, armazenar em isopor com gelo e enviar ao laboratório para análise, ficando no máximo 24 horas sob refrigeração.
Outras dúvidas sobre os exames podem ser elucidadas pelos contatos: WhatsApp – (53) 984315797
E-mail: anelisemartins@unipampa.edu.br ou lourdeshirschmann@unipampa.edu.br.

Tags: Dom Pedrito