Página Inicial > Iii Noite do Simularroz Fronteira Oeste
III Noite do SimulArroz Fronteira Oeste
Dados 08/07/2019 - 14:34 Atualizado em 08/07/2019 - 14:34
Por Regis Amaral

A III Noite do SimulArroz Fronteira Oeste aconteceu no dia 26/06/2019 no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Itaqui/RS. Com um público de mais de 120 pessoas lotando o salão do evento. Contou-se com a presença de produtores rurais, consultores técnicos, extensionistas e pesquisadores do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), professores do curso de Agronomia da Unipampa e alunos do curso graduação.

A primeira palestra intitulada “Manejo de doenças em soja: Calendarizado vs. Alerta fitossanitário” foi proferida pelo professor da Unipampa e Coordenador da Equipe FieldCrops Fronteira Oeste Cleber Maus Alberto. O professor trouxe à tona um tema que visa compreender e dar embasamento agroclimatológico para o manejo de doenças na cultura da soja. Foram apresentados dados de dois anos de experimentos realizados no munícipio de Itaqui, na área experimental de Unipampa, com objetivo de reduzir as aplicações de fungicidas a partir de elementos meteorológicos.

Na sequência o aluno de agronomia da Unipampa e integrante da Equipe FieldCrops Fronteira Oeste, Felipe Schmidt Dalla Porta, apresentou os cenários, perceptivas e a pesquisa voltada a produção de arroz irrigado sob pivô central. Seguidamente, com a mesma temática o engenheiro agrônomo da empresa Vetagro, Ramiro Toledo, explanou sobre dados de lavouras comeciais, nas quais trabalham sobre este diferente sistema de cultivo para o arroz irrigado. Os destaques foram as altas produtividades obtidas nos experimentos e lavouras comerciais, com economia de 60%, ou até mais, no uso da água. Ressaltou-se também, que para a melhor lucratividade no sistema de irrigação por pivô central é necessário pensar no “sistema”, diversificando culturas, fugindo do monocultivo.

Dando sequência as apresentações, a terceira palestra proferida pelo professor da UFSM e Coordenador da Equipe FieldCrops Região Central, Alencar Junior Zanon, abordou o tema “Manejo de brusone: o que sabemos é suficiente? ”. O professor apresentou resultados atualizados sobre a principal doença da cultura do arroz irrigado, abordando fatores de manejo e a ecofisiologia desse importante patógeno. Salientou em sua palestra a importância de entender se o ambiente está proporcionando as condições ideais para que o patógeno venha a se desenvolver e infectar as plantas, e consequentemente reduzir a produtividade da lavoura de arroz.

A última palestra da III Noite do SimulArroz Fronteira Oeste apresentou as inovações tecnologicas, a eficiência na utilização de máquinas agrícolas e aplicativos para a lavoura arrozeira.  O professor da Unipampa, Alexandre Russini, destacou o avanço nas tecnologias para a agricultura. Ainda, foi apresentado o aplicativo “ColheArroz”, desenvolvido pelo LabSim, com objetivo de auxiliar produtores rurais no planejamento para a colheita de lavouras de arroz irrigado.

O Coordenador Regional da Fronteira Oeste do IRGA, Ivo Mello, prestes ao final do evento, explicou a nova forma de trabalho da extensão do IRGA, buscando parceiros, e visando melhorar a assistência técnica prestada pelos mesmos, com o intuito de aumentar a produtividade e rentabilidade do orizicultor. Após as explanações ocorreu o momento em que o público presente no evento e através da internet pôde fazer perguntas aos palestrantes em uma mesa redonda.

O evento encerrou com um coquetel de confraternização, proporcionado pelo Sindicato Rural de Itaqui/RS e Maçambará/RS e Associação dos Arrozeiros de Itaqui/RS e Maçambará/RS, onde foram apresentadas diversas formas de uso da matéria prima arroz, como, bolos, pizzas, biscoitos e pães.

A equipe FieldCrops agradece os participantes pelo sucesso do evento e continuará trabalhando para trazer informações aplicadas ao produtor visando a sustentabilidade ambiental e econômica das lavouras gaúchas.

III Noite do SimulArroz Fronteira Oeste