Página Inicial > Reducao Orcamentaria Ocasiona Aumento na Tarifa do Ru
Data de publicação 07/08/2018 - 16:38 Atualizado em 15/08/2018 - 16:53 774 visualizações

Redução orçamentária ocasiona aumento na tarifa do RU

A contrapartida dos estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) às refeições no Restaurante Universitário Talheres do Pampa (RU) sofrerá aumento. A tarifa paga pelos estudantes que não possuem isenção passará a ser de R$ 4,00. A mudança foi definida após diversos debates e estudos conduzidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) juntamente com as demais pró-reitorias, o Gabinete da Reitoria e os representantes discentes do Conselho Universitário (Consuni). A integralização do valor global da refeição continuará sendo realizada pela Unipampa, bem como o subsídio integral aos estudantes que passaram por análise socioeconômica para recebimento do benefício.

Conforme o pró-reitor da Praec, Sandro Burgos, a medida se faz estritamente necessária diante de um cenário complexo em que há significativa redução dos recursos orçamentários destinados às universidades federais e crescente necessidade de investimentos nas ações estudantis. Dessa forma, a Unipampa, seguindo as orientações sobre aplicação do recurso do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), optou por priorizar os estudantes que passam por análise socioeconômica pelo edital do Plano de Permanência e comprovam sua situação de vulnerabilidade social, garantindo seu atendimento e apoio durante toda a graduação.

Burgos destaca que, ao longo de 2017 e 2018, foram realizadas uma série de tratativas pela Reitoria junto ao Ministério da Educação (MEC) para a suplementação orçamentária, as quais não tiveram sucesso em reverter o cenário de corte orçamentário vivido. O pró-reitor ressalta, ainda, que não houve reajuste desde a implantação da política de assistência estudantil de alimentação subsidiada, com a inauguração dos primeiros RU em 2014.

A nova tarifa para os estudantes no RU passará a valer a partir de 10 de agosto.

Como funciona a composição da tarifa

Os valores globais das refeições nos RU da Unipampa são definidos a partir dos processos licitatórios que estabelecem as empresas que operam em cada uma das unidades. Esse valor global significa o valor total de custo de cada refeição consumida no RU – a referência desse valor é a tarifa paga pelos servidores pelas refeições no RU em cada Campus, por exemplo. A alimentação dos estudantes é subsidiada de duas formas, integral ou parcialmente, conforme as seguintes modalidades:

1. A primeira modalidade é a de subsídio integral, destinado aos estudantes que foram selecionados pelo Plano de Permanência e os quais não desembolsam nenhum valor para almoçar ou jantar nos RU. Para esta modalidade não haverá alterações.
  2. A segunda modalidade é destinada de forma ampla aos demais estudantes. Nessa modalidade, a Unipampa subsidia a maior parte do valor global da refeição, em média 70% do valor total. O discente contribui com uma contrapartida, representada pela tarifa paga pelo estudante no almoço ou no jantar.