Página Inicial > Unipampa Promove I Seminario Internacional Sobre Os Povos Originarios do Sul do Continente
Data de publicação 10/06/2019 - 10:24 Atualizado em 10/06/2019 - 11:11 616 visualizações

Unipampa promove I Seminário Internacional sobre os Povos Originários do Sul do Continente

No fim do mês de maio, ocorreu o I Seminário Internacional sobre os Povos Originários do Sul do Continente, promovido pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabis) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Itaqui, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Prefeitura Municipal de Itaqui. O evento ocorreu no Teatro Prezewodowski e no Campus Itaqui. Estavam presentes autoridades locais, historiadores e pesquisadores do Uruguai, Argentina, Paraguai e de várias regiões do sul do Brasil.

Na ocasião, além das palestras com especialistas em povos originários da região pampeana, ocorreu participação de indígenas das etnias Charrua e Kaingang. Os primeiros foram representados pela cacica Acuab, o cacique Guaiamá e o vice-cacique Sergio Senak, todos da Aldeia Polidoro. Os Kaingang participaram sob a liderança do cacique Adilson Policena. Também estavam presentes os descendentes indígenas da região andina e descentes de escravos.

A programação também envolveu uma caminhada às margens do Rio Uruguai, local em que há ruinas da construção que abrigou a Flotilha Alto Uruguai no período de 1866 a 1906. A atividade foi guiada pelo historiador Jesús Pain, que narrou fatos do local e do contexto político-social da época.

Além dessas ações, os participantes do I Seminário Internacional sobre os Povos Originários do Sul do Continente puderam participar de oficinas que abordaram o legado dos povos originários da região foram desenvolvidas em escolas de ensino médio.

Tags: Eventos, Itaqui