Início > Atencao estudante saiba como participar dos programas do plano de permanencia
Data de publicação 29/01/2018 - 18:05 Atualizado em: 20/04/2018 - 10:30

Atenção estudante! Saiba como participar dos programas do Plano de Permanência

Alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem se inscrever de 05 de fevereiro a 20 de abril de 2018
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) abre, na segunda-feira, 5, o período de inscrições para a seleção de candidatos ao Plano de Permanência, voltado para estudantes matriculados em cursos de graduação presencial e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Os programas que integram o Plano de Permanência são: de Alimentação Subsidiada; de Moradia Estudantil; de Apoio ao Transporte; e de Auxílio-Creche. Nesta edição, será destinado o valor mínimo de R$ 800 mil.

Como fazer a inscrição?

A inscrição para o Plano de Permanência é composta por duas etapas. Na primeira delas, o candidato deve preencher o formulário, disponibilizado no sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). A seguir, o formulário deve ser impresso e entregue, em envelope lacrado e identificado com nome do estudante, curso e matrícula, com toda a documentação exigida para a comprovação da situação socioeconômica, conforme Edital nº 008/2018.

Quem pode se inscrever?

Para concorrer aos programas do Plano de Permanência, o estudante precisa estar regularmente matriculado em, no mínimo, 20 créditos semanais e comprovar, por meio de documentos referentes à composição da família, renda familiar mensal per capita de até R$ 1.431,00.

Em que consiste cada um dos programas e quais os valores recebidos?

O Programa de Alimentação Subsidiada é formado pelo auxílio-alimentação e pela alimentação subsidiada. O primeiro auxílio destina-se a contribuir com as despesas de refeição diária do estudante. No campus em que há restaurante universitário (RU) em funcionamento, o valor do auxílio é de R$ 80; onde não há RU, o auxílio será no valor de R$ 160. No caso da alimentação subsidiada, nos campi em que há RU funcionando, os beneficiários terão o valor das refeições totalmente pago pela Unipampa.

O Programa de Moradia Estudantil conta com o auxílio-moradia e com vaga na moradia estudantil. O primeiro deles é no valor de R$ 250 e visa contribuir com as despesas de pagamento de aluguel de estudante cuja residência seja externa ao município de seu campus ou na zona rural e que necessite fixar residência em região urbana. A vaga na moradia estudantil é um espaço de acolhimento, de caráter temporário e gratuito, destinado aos acadêmicos que apresentem comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica e sejam provenientes da zona rural ou de municípios externos ao da unidade universitária, desde que haja oferta desta modalidade no campus.

O Programa de Apoio ao Transporte compreende o auxílio-transporte no valor de R$ 80, que tem como objetivo colaborar com as despesas de transporte até o campus e para atividades acadêmicas regulares, e o auxílio-transporte rural, no valor de R$ 100, concedido aos alunos que necessitem se deslocar da zona rural para frequentar as aulas.

O Programa de Auxílio-Creche é destinado aos estudantes de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos da rede pública de educação, que tenham filhos em idade de zero a cinco anos, 11 meses e 29 dias. O auxílio, no valor de R$ 80 por filho, será repassado ao/a estudante que comprove ser pai/mãe, ou que comprove ser responsável legal, por meio de termo de guarda ou termo de responsabilidade.

Mais informações podem ser consultadas no Edital nº 008/2018 e nos Núcleos de Desenvolvimento Educacionais (Nudes).

Programas do Plano de Permanência 2018 - Inscrições de 05/02 a 20/04