Início > Coletivo atinuke participa de evento no uruguai
Data de publicação 29/03/2019 - 11:56 Atualizado em: 29/03/2019 - 12:36

Coletivo Atinúké participa de evento no Uruguai

O Projeto de Extensão e Coletivo Atinúké (através de representantes) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) esteve em Montevideo, no Uruguai, na última semana, para celebrar a chegada da intelectual e ativista negra Angela Davis ao país.

As estudantes aproveitaram para participar da agenda de debates sobre democracia, feminismos e questões raciais, dentro da programação das “Jornadas Academicas”, entre os, promovido pelo governo nacional do Uruguai em parceria com coletivos da sociedade civil. O evento conta com a participação de coletivos de diferentes países da América Latina, o que conforma uma possibilidade única de fortalecimento de redes acadêmicas, ativistas e de lutas de uma forma geral.

O Projeto de Extensão “Atinúké” fala sobre o pensamento de mulheres negras, idealizado no ano de 2016 pela professora da Unipampa, Giane Vargas Escobar, professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Fernanda Oliveira, e pela Mestranda em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Nina Fola, também ativistas da causa. A iniciativa é uma parceria entre a Unipampa e a UFRGS sendo reconhecido oficialmente e registrado pelas duas instituições (em 2018).

Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Social (Mides) e o Coletivo de Mulheres Negras Mizangas, já se organizam para um encontro no território brasileiro durante o IV Copene Sul, que ocorrerá na Unipampa em Jaguarão entre os dias 16 e 19 de Julho de 2019.