Início > Iv copene sul discute ancestralidades conquistas e resistencia em tempos de intolerancia
Data de publicação 12/04/2019 - 10:27 Atualizado em: 12/04/2019 - 10:27

IV Copene Sul discute ancestralidades, conquistas e resistência em tempos de intolerância

Evento ocorre no Campus Jaguarão da Unipampa entre os dias 16 e 19 de julho de 2019

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN), realiza, entre os dias 16 e 19 de julho de 2019, a quarta edição do Copene Sul. O evento, que tem como temática Ancestralidades, Conquistas e Resistência em tempos de intolerância, ocorre no Campus Jaguarão. O IV Copene Sul conta com o apoio de outras instituições de ensino superior brasileiras, grupos correlatos e entidades uruguaias, latino-americanas e caribenhas.

O evento contará com apresentação de trabalhos, minicursos e oficinas. Os interessados em submeter trabalho como comunicação oral e pôster podem fazê-lo entre os dias 13 de abril e 12 de maio. As normas para submissão estão disponíveis no site do IV Copene Sul. As inscrições para ouvintes já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site do evento.

O IV Copene Sul tem como objetivo dar mais visibilidade às temáticas que afetam a comunidade negra e, também, aos atores sociais que pesquisam e refletem sobre o assunto. Além disso, visa oportunizar a troca de saberes e vivências entre os integrantes do evento. A ABPN esclarece que não restringe a participação de não negros no Copene Sul, no entanto, deve haver interesse e produção de conteúdo com relação à negritude, Diáspora Negra e outros resultados da escravização, a fim de diminuir ações como racismo e preconceito.

 

Sobre a ABPN

A Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN), fundada em agosto de 2000, destina-se à defesa da pesquisa acadêmico-científica realizada, prioritariamente, por pesquisadores(as) negros(as) sobre temas de interesse direto das populações negras no Brasil e de todos os demais assuntos relativos à construção e a ampliação do conhecimento humano e do desenvolvimento sociopolítico e cultural da sociedade.

A ABPN tem como missão congregar e fortalecer pesquisadores que trabalham com a perspectiva de superação do racismo e com temas de interesse direto das populações negras no Brasil, na África e na Diáspora. Assim como, defender e zelar pela manutenção da pesquisa com financiamento público e dos institutos de pesquisa em geral, propondo medidas para o fortalecimento institucional da temática das relações raciais.

Para saber mais, acesse o site do IV Copene Sul ou entre em contato com a organização do evento por meio do endereço eletrônico copenesul2019@gmail.com.