Início > Norma operacional define regramento para colacoes de grau da unipampa
Data de publicação 02/08/2018 - 17:56 Atualizado em: 14/08/2018 - 20:47

Norma Operacional define regramento para as colações de grau da Unipampa

Por Aline Reinhardt da Silveira

As colações de grau da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) têm nova norma operacional sobre os tipos de cerimônia, seus procedimentos e prazos. A Norma Operacional 03/2018 disciplina e operacionaliza as sessões solenes públicas de Colação de Grau no âmbito da Unipampa.

No documento, estão discriminadas as três modalidades de cerimônia de colação de grau que ocorrem na Universidade, dos tipos externa, interna e em gabinete. A cerimônia externa se caracteriza pela solenidade mais tradicional de colação de grau, muitas vezes realizada em local diferente do campus e com a utilização das vestes talares. Já a colação de grau interna é a cerimônia realizada de forma simplificada, não havendo o uso de veste tradicional, e que ocorre, geralmente, no dia anterior à data estabelecida para a colação externa. Conforme a norma, a colação de grau interna é concedida ao concluinte que não participará da solenidade coletiva externa por motivos superiores ou pessoais. A terceira modalidade, colação em gabinete, se aplica aos casos requeridos pelo graduando e justificada por motivos de força maior, também sendo realizada de forma interna à Instituição.

Horários, especificação dos itens ofertados pela Universidade aos concluintes, bem como definições sobre ensaios e outros detalhes sobre as colações de grau fazem parte do documento. Todos os detalhes podem ser conferidos na Norma Operacional 03/2018. Todas demais normas, calendários e orientações aos concluintes podem ser acompanhados pelo site das Colações de Grau da Unipampa.