Início > Unipampa adota sistema eletronico de informacoes sei partir de 1o de janeiro
Data de publicação 03/12/2018 - 16:00 Atualizado em: 03/12/2018 - 16:52

Unipampa adota Sistema Eletrônico de Informações (SEI) a partir de 1º de janeiro

Por Aline Reinhardt da Silveira

A partir de 1º de janeiro de 2019, a abertura e a tramitação de todos os processos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) passarão a ser realizados por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com a implantação do novo sistema, todo o conteúdo de um processo como memorandos, ofícios, notas e demais documentos será totalmente eletrônico e estará disponível de forma simultânea e em tempo real para todas as unidades da Universidade.

Conforme a comissão especial responsável pela implantação do sistema na Unipampa, a tramitação totalmente eletrônica dos processos deve trazer os seguintes benefícios:

• • A eliminação ou redução drástica do uso de papel nas rotinas administrativas da Unipampa;
  • • a otimização das rotinas de trabalho, possibilitando o trabalho colaborativo;
  • • a sistematização dos procedimentos e melhoria da gestão do conhecimento na Unipampa;
  • • a automatização da geração de relatórios e estatísticas sobre os processos administrativos, facilitando a produção de informações e a gestão efetiva dos estoques de processos e das equipes;
  • • a melhoria da transparência com disponibilização em tempo real dos documentos públicos produzidos pela Unipampa e do andamento dos processos;
  • • a redução dos riscos operacionais relacionados aos processos físicos, como a perda de documentos e volumes.

Em atuação desde o primeiro semestre de 2018, a comissão realizou ao longo do ano capacitações nas unidades para facilitar a implantação do novo sistema. Estão previstos para 2019 novos processos de capacitações no SEI para disseminar o uso do sistema na Comunidade Acadêmica da Universidade.

O sistema

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e engloba um conjunto de módulos e funcionalidades com vistas à promoção da eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a tramitação de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

Suas principais funcionalidades incluem suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos, proporcionando desta forma, a virtualização destes. Além disso, o SEI reduz o tempo de realização das atividades por permitir a atuação simultânea de várias Unidades/Setores em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente. Frente a essas características, o sistema apresenta-se como uma solução flexível para ser adaptada à realidade de órgãos da Administração Pública Federal, independente dos processos e fluxos de trabalho característicos de cada órgão.

A partir de 2019, todos os novos processos administrativos  na Unipampa deverão tramitar pelo SEI. Os processos que iniciaram em papel antes desta data continuarão tramitando em papel até sua conclusão. O acompanhamento da tramitação de processos pelo sistema Guri será mantido para aqueles abertos até 31 de dezembro de 2018.

Guia rápido

Para saber como o sistema funciona, a comissão de implantação disponibilizou um guia rápido que apresenta as principais funcionalidades e ações do sistema. O guia pode ser encontrado na página do SEI.

• Sobre um fundo azul, o logo do SEI e da Unipampa: + economia + transparência + eficiência = + qualidade no serviço

SEI entra em funcionamento em 1º de janeiro de 2019