Início > Curso de Historia Uabead Da Unipampa E Nota Maxima Em Avaliacao Do Mec
Data de publicação 27/03/2024 - 16:28 Atualizado em: 27/03/2024 - 18:44

Curso de História UAB/EaD da Unipampa é nota máxima em avaliação do MEC

Comissão do Ministério da Educação realizou avaliação e conceituou o curso, ofertado pelo Campus São Borja, com nota 5
Por Emanuelle Tronco Bueno

O curso de graduação de licenciatura em História da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, ofertado em conjunto com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) na modalidade de educação a distância (EaD), recebeu nota 5 no Conceito do Curso (CC) avaliado pelo Ministério da Educação (MEC). A nota é a pontuação máxima em uma escala de 1 a 5, em que 5 equivale a "Excelente". A avaliação foi executada pelo MEC de 20 a 22 de março de 2024.

O curso de História é oferecido em 10 polos de apoio, distribuídos nas seguintes cidades gaúchas: Bagé; Candelária; Itaqui; Jacuizinho; Restinga Sêca; São João do Polêsine; Sarandi; Seberi; Três de Maio e Uruguaiana. Atualmente, são 186 estudantes matriculados no curso.

A Unipampa oferece atualmente sete cursos de graduação na modalidade a distância, sendo o curso de Letras – Português, Campus Jaguarão, no formato institucional e os demais em parceria com a UAB: Letras – Português; Pedagogia; Administração Pública; Geografia; História; e, Ciências da Natureza. Também há quatro especializações andamento: Ensino de Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática); Especialização em Ensino de Ciências e Tecnologias; Mídia e Educação; e, Gestão em Saúde

O diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden, aponta como este reconhecimento solidifica a qualidade dos cursos da Unipampa: “enquanto direção ficamos felizes com a nota 5 que mostra a excelência e a qualidade do ensino também oferecido pelo EaD do Campus. Este conceito é resultado de um trabalho coletivo que nos enche de orgulho.” No mesmo sentido, o coordenador do curso de História EaD/UAB, Erick Maciel, comenta o desafio de assumir o cargo no momento de reconhecimento do curso, porém afirma que “o empenho e a cooperação de todos os envolvidos contribuíram para alcançarmos o objetivo: o Conceito 5”.

O processo de institucionalização da EaD foi um desafio para Universidade, especialmente na oferta do curso institucional de Letras – Português e os demais cursos ofertados pela UAB. Por isso, como afirma o reitor da Unipampa, Edward Pessano, a conquista é resultado “de uma estratégia conjunta de servidores, estudantes e, em especial, das coordenações dos cursos junto com as unidades administrativas e acadêmicas, assegurando, assim, a estrutura, o diálogo e a autonomia para o sucesso e a qualidade da modalidade a distância da Unipampa”.

Por fim, o reitor salienta que a Instituição, oficialmente instituída em 2008, vem vencendo muitos desafios: “Somos uma Universidade jovem, inclusive nesta modalidade de ensino. Assim, a qualificação constante, empenho e resiliência para a superação dos desafios têm sido fundamentais para alcançarmos a excelência em nossa oferta de cursos”, conclui Pessano.

Ao todo, os cursos da Unipampa já abrangem 29 polos de apoio nos seguintes municípios: Agudo; Alegrete; Arroio dos Ratos; Cacequi; Caçapava do Sul; Cachoeira do Sul; Camargo; Candelária; Cruz Alta; Dom Pedrito; Esteio; Faxinal do Soturno; Gramado; Hulha Negra; Itaqui; Jacuizinho; Panambi; Restinga Sêca; Rosário do Sul; Sapucaia do Sul; Sarandi; São João do Polêsine; São Francisco de Paula; São Sepé; Seberi; Sobradinho; Santana do Livramento; Quaraí; Vila Flores.

Para mais informações sobre formas de ingresso na Unipampa, acesse o portal dos processos seletivos dos cursos de graduação da Unipampa a acompanhe a Universidade no Instagram e no Facebook.