Início > Grupo de Pesquisa Em Neuromecanica Aplicada Realiza Acao Com Alunos de Escola Publica de Uruguaiana
Data de publicação 18/04/2024 - 12:00 Atualizado em: 18/04/2024 - 12:00

Grupo de pesquisa em Neuromecânica Aplicada realiza ação com alunos de escola pública de Uruguaiana

A atividade aconteceu no dia 4 de abril e demonstrou conceitos físicos em comemoração ao Dia Nacional da Biomecânica
Por 2110100929

O Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, desenvolveu uma ação de aplicação de conceitos práticos de física como: cinemática linear; força e impacto; medição do centro de pressão e sua relevância. A atividade aconteceu no último dia 4 de abril, na Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana. A ação teve duração de 3h e reuniu cerca de 60 alunos do terceiro ano do Ensino Médio. O grupo de pesquisa realiza a atividade anualmente desde 2017 em comemoração ao Dia Nacional da Biomecânica, celebrado em 5 de abril. O objetivo é levar até a comunidade externa, principalmente aqueles do ensino médio, conhecimentos de conscientização e importância da biomecânica. 

A atividade foi organizada e executada pelos professores Felipe Carpes e Marcos Kunzler, além da participação de alunas de pós-graduação. O GNAP também conta com financiamento da The Biomechanics Initiative para arcar com despesas de materiais e divulgação do projeto. Após a aplicação de dinâmicas e conceitos, foi desempenhada uma atividade que envolvia perguntas e respostas para testar a absorção de conhecimentos adquiridos pelos estudantes. Para os participantes com melhor desempenho, foram distribuídos kits promocionais do Dia Nacional da Biomecânica com pastas personalizadas, camisetas e outros prêmios da Unipampa. Também foram distribuídos materiais informativos sobre as oportunidades de ensino superior oferecidas pela Universidade de forma gratuita. 

Por fim, os estudantes foram convidados a responder um questionário que os indagava a falarem sobre a experiência vivida na ação aplicada pelo GNAP, os participantes que tiveram destaque foram convidados a posteriormente realizar uma entrevista que visa a conceção de uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com atuação junto ao Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP). Quatro alunos mostraram-se interessados e passarão pela etapa de entrevista que deve ocorrer em data a ser definida nos próximos dias.