Início > Mostra Competitiva Unipampa de Curtas Universitarios Acontece Nesta Semana
Data de publicação 27/11/2018 - 14:40 Atualizado em: 27/11/2018 - 14:40

Mostra Competitiva Unipampa de Curtas Universitários acontece nesta semana

Atividade faz parte do 10º Festival Internacional de Cinema da Fronteira

O Festival Internacional de Cinema da Fronteira chega a sua décima edição cumprindo seu caráter internacional. Comemorando sua primeira década de existência, o evento acontece de 27 de novembro a 2 de dezembro, nas cidades de Bagé, Santana do Livramento e Rivera. O Festival acontece em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), promove a Mostra Competitiva Unipampa de Curtas Universitários.

A mostra terá exibição no dia 29 de novembro, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza em Bagé. Antes, no dia 28, no auditório do Campus Santana do Livramento, ocorre a Mostra Competitiva Internacional, às 15h. No mesmo dia, às 19h, também no auditório, ocorre a Sessão Especial com o filme argentino “El Premio”.

Mostra Universitária

Uma roda de chimarrão marcou o início do 10º Festival Internacional de Cinema da Fronteira e integrou as atividades do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), promovido pela Unipampa. De acordo com a Produtora Cultural da Unipampa, Helyna Dewes, o objetivo da ação é difundir e incentivar a produção audiovisual universitária. “Além de fomentar a produção na região, o evento surge a partir da necessidade da própria universidade em produzir e disponibilizar material de divulgação universitário”, completa.

Puderam se inscrever na mostra estudantes de graduação de qualquer nacionalidade ou recém formados, de acordo com regulamento. A mostra competitiva tem duas temáticas: “Unipampa – 10 anos da Lei da criação” e “Unipampa e sua região de atuação”. “A universidade foi criada com objetivo principal de desenvolver a região. A escolha do tema vai ao encontro da característica fundamental da Unipampa”, afirma Helyna.

Dez anos

Assim como o Festival Internacional de Cinema da Fronteira, a Universidade Federal do Pampa está comemorando 10 anos da lei que a instituiu. De acordo com Helyna Dewes, o balanço sobre a presença da Unipampa na região é positivo. “Cada campus tem suas características e suas questões específicas, mas, de uma forma geral, a presença da Universidade desenvolveu muito as cidades–sede”, pondera. Para além do aspecto econômico, segundo Helyna, é possível perceber o impacto da Unipampa na cultura local.

Importância do Festival para a produção na Fronteira da Paz

Em dez edições, o Festival Internacional de Cinema da Fronteira já exibiu mais de 500 produções de realizadores de Bagé e região. Muito mais que uma vitrine de exibição, o festival é um incentivo para quem se aventura no audiovisual. É o caso do santanense José Newton Canabarro, envolvido com as artes cênicas há mais de 30 anos. “Tínhamos um grupo de teatro que esteve ativo por décadas aqui em Livramento”, afirma. Segundo Canabarro, o Festival da Fronteira é fundamental para os produtores da região. “Hoje temos festivais até em escolas de Ensino Médio. O festival universitário também é uma vitrine muito buscada pelos estudantes”, completa.

A programação completa do 10º Festival Internacional de Cinema da Fronteira pode ser encontrada no site do evento e na página do Facebook.