Início > Programa de Apoio Ao Ingressante Recebe Inscricoes Partir de Segunda Feira
Data de publicação 02/02/2018 - 13:40 Atualizado em: 21/02/2018 - 13:36

Programa de Apoio ao Ingressante recebe inscrições a partir de segunda-feira

O período de candidatura inicia dia 05 de fevereiro e se encerra dia 19 de março
Por Emanuelle Tronco Bueno

Os novos alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que não residem nas cidades dos campi, têm uma oportunidade de conseguirem uma bolsa de apoio no início de seus estudos. Por meio do Programa de Apoio ao Ingressante, os calouros podem concorrer a um auxílio de R$ 160,00 para os campi com vaga na moradia estudantil e sem restaurante universitário; de R$ 330 para os campi que possuírem somente restaurante universitário; e, de R$ 410,00 para os campi que não possuírem restaurante universitário, nem moradia estudantil ou ausência de vaga no alojamento. As inscrições para o Programa iniciam na próxima segunda-feira, 5, e se estendem até o dia 19 de março.

Quem pode participar da seleção?

Estudantes ingressantes nos cursos de graduação presencial em situação econômica de vulnerabilidade, que estejam regularmente matriculados no primeiro semestre de 2018 na Unipampa e que não residam e não possuam pais ou responsáveis que residam, até a data da matrícula, na sede do município em que irá estudar. De acordo com o Edital nº. 007/2018, é considerado vulnerável socioeconomicamente o estudante que comprovar renda familiar per capita igual ou inferior 1,5 salário mínimo. Os critérios de inscrição detalhados estão disponíveis no item 1.1. do Edital.

Como funciona o processo seletivo?

Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário de inscrição específico disponibilizado no sistema GURI da Unipampa. Após, deve entregar o formulário, em envelope lacrado e identificado com nome e matrícula, com toda a documentação exigida para comprovação da situação socioeconômica, de acordo com o anexo 1 do Edital nº 007/2018. A documentação deve ser entregue até o último dia de inscrição, 19 de março, durante o horário de funcionamento dos Núcleos de Desenvolvimento Educacional (Nudes) do campus que o estudante estiver matriculado. Os contatos dos Nudes de cada campus da Unipampa estão disponíveis no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). Todas as informações detalhadas do processo seletivo podem ser consultadas no Edital.

Qual a diferença do Programa de Apoio ao Ingressante e do Plano de Permanência?

As duas ações visam auxiliar o estudante que precisa de apoio financeiro para iniciar sua trajetória na Unipampa. A diferença é que o Programa de Apoio ao Ingressante é um processo mais imediato para o estudante considerado vulnerável economicamente e com periodicidade limitada. Portanto, o ingressante que cumprir os requisitos irá receber o auxílio referente aos meses de março, abril, maio, junho e julho, respeitando as limitações orçamentárias. Após, poderá receber o auxílio financeiro pelo Plano de Permanência. Por isso, os alunos devem inscrever-se nas duas ações, enviando a documentação conforme o Edital nº. 007/2018 do Programa de Apoio ao Ingressante e o Edital nº. 008/2018 do Plano de Permanência. Lembrando que os valores dos auxílios não são cumulativos e que a concessão do Programa de Apoio ao Ingressantee não garante acesso aos auxílios do Plano de Permanência, nem se relaciona com esse processo seletivo, ou seja, é necessário que o aluno manifeste interesse na ação.

Quais as datas importantes?

As inscrições e as entrevistas encerram-se no dia 19 de março, por isso a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) indica que os candidatos antecipem-se na entrega da documentação. A divulgação do resultado de seleção está previsto para o dia 2 de abril e os contemplados deverão entregar os dados bancários para providências de pagamento dos auxílios até 6 de abril.

Mais informações sobre o Programa de Apoio ao Ingressante podem ser consultadas no Edital nº 007/2018 e nos Núcleos de Desenvolvimento Educacionais (Nudes).

O Plano de Permanência também inicia as inscrições na segunda-feira, 5, e encerra o período no dia 20 de abril. Mais informações podem ser consultadas no site da Unipampa ou no Edital nº. 008/2018.