Início > Rede de Internet Da Unipampa Amplia Velocidade
Data de publicação 11/04/2024 - 19:47 Atualizado em: 12/04/2024 - 18:19

Rede de internet da Unipampa amplia velocidade

O serviço conta com 99% de aproveitamento e qualidade na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Por 2110100929

Nos primeiros meses de 2024, a rede de internet da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu ampliação de 100 Mbps para 1 Gbps, gerando mais velocidade e eficiência aos usuários. O melhoramento foi uma realização da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), que irá implementar o novo sistema de internet em todos os campi da universidade. O serviço já está funcionando no campus Alegrete; Caçapava do Sul; São Borja e São Gabriel, além da Reitoria.

Os demais campi receberão a atualização em data a ser definida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que provê o link principal da internet e se encarrega de gerar segurança na rede acadêmica. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a RNP aponta 99% de qualidade nos serviços prestados às unidades acadêmicas, exceto no Campus Uruguaiana, que registrou 96% de aproveitamento no mês de março. Informações da qualidade da rede de internet da Instituição podem ser consultadas em tempo real por meio da plataforma Vialpê [GeoVis].

O sistema de internet da Unipampa pode ser acessado por toda a comunidade acadêmica que integra o quadro de estudantes e servidores. Para conectar-se à rede, é preciso a matrícula e senha institucional, que também é usada para acessar demais sites, sistemas e plataformas da Instituição. Em caso de dúvidas, acesse o Manual de Redes Wi-Fi.