Início > Unipampa Fortalece Iniciacao Docencia Com Residencia Pedagogica E o Pibid
Data de publicação 23/05/2018 - 14:09 Atualizado em: 23/05/2018 - 14:09

Unipampa fortalece iniciação à docência com a Residência Pedagógica e o Pibid

Redes de ensino municipais e estadual devem indicar interesse em participar dos programas junto com a Universidade
Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi contemplada em dois programas do Governo Federal voltados para a iniciação à docência: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica (PRP). Ofertados pela CAPES, ambas as oportunidades são resultado de uma reformulação do programa de iniciação à docência.

Conforme a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), as propostas submetidas pela Unipampa e aprovados pela Capes têm como finalidade o desenvolvimento de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura da Universidade, conduzidos em parceria com as redes de educação básica.

O Pibid tem como objetivo promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar, visando estimular, desde o início da jornada do futuro docente, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Na Unipampa, o Pibid é coordenado pela professora Patrícia Moura. O público alvo do programa são os discentes que estão na primeira metade dos cursos de licenciatura.

Já o Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Na Unipampa, o PRP é coordenado pela professora Claudete Martins. O período de execução de ambos os programas é de agosto de 2018 a janeiro de 2020, totalizando 18 meses.

Adesão das escolas da rede pública

Com a habilitação da Unipampa confirmada pela Capes, o momento passa a ser de atenção das redes de ensino municipais e estaduais para que possam participar dos programas. Conforme a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Amélia Bastos, as escolas têm até 11 de junho para manifestar seu interesse em participar tanto do Programa de Residência Pedagógica quanto do Pibid.

Para tanto, as secretarias de educação, tanto estadual quanto municipais, através dos secretários(as) de educação, devem indicar na Plataforma Freire as escolas aptas e interessadas a receberem estudantes de licenciatura do PRP e do Pibid.