Início > Unipampa Lanca Selecao Para Contratacao de Profissionais de Lingua Brasileira de Sinais
Data de publicação 16/10/2018 - 16:14 Atualizado em: 17/10/2018 - 16:37

Unipampa lança seleção para contratação de profissionais de Língua Brasileira de Sinais

Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou processo seletivo para contratação de Profissionais Técnicos Especializados em Língua Brasileira de Sinais (Libras) de Nível Superior. São duas vagas para contrato por tempo determinado de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, sendo uma vaga destinada a Santana do Livramento e outra a Uruguaiana.

A contratação desses profissionais visa garantir aos docentes, aos técnicos administrativos em Educação e aos discentes surdos ou com deficiência auditiva, que não se comunicam oralmente, o apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim da Instituição de ensino, por intermédio da tradução/interpretação da Libras a ser realizada por tais profissionais.

Os candidatos passarão por provas Objetiva e Prática, de caráter eliminatório e classificatório, as quais serão realizadas em Bagé. As inscrições iniciam nesta terça-feira, 16, e seguem até 18 de novembro pelo Portal dos Concursos, e conforme especificado no Edital 359/2018.

Como funciona a seleção

A Ordem de Realização da Prova Prática será definida através de sorteio realizado com os candidatos presentes, logo após o final da Prova Objetiva.

Na primeira parte da prova prática, o participante fará uma apresentação pessoal, em Libras, na qual ele deverá identificar-se, falar sobre sua formação e sobre suas perspectivas de atuação profissional (tempo máximo de cinco minutos).

Na segunda parte, o participante inicialmente assistirá a um vídeo, gravado em Libras. Em seguida, ele assistirá novamente ao vídeo e então, fará a interpretação ou tradução, simultânea, para a Língua Portuguesa.

Na terceira parte, o participante, inicialmente, assistirá a um vídeo, gravado em Língua Portuguesa. Em seguida, ele assistirá novamente ao vídeo e então, fará a interpretação ou tradução, simultânea, para a Libras.

Todos os detalhes devem ser conferidos no Edital 359/2018, que rege o concurso.