Início > Unipampa Promove Curso de Extensao Em Libras E Cultura Surda Para Profissionais Da Saude Publica de
UNIPAMPA promove Curso de Extensão em LIBRAS e Cultura Surda para profissionais da saúde pública de Santana do Livramento
Data de publicação 03/07/2023 - 09:50 Atualizado em 03/07/2023 - 09:50
Por joão timóteo de los santos

O Curso de Extensão em LIBRAS e Cultura Surda para profissionais da saúde teve como objetivo capacitar profissionais da área da saúde pública do município de Sant’Ana do Livramento para o primeiro atendimento de pacientes surdos.
Foi organizado pelo Curso de Administração, Grupo de Estudos sobre Trabalho, Organizações e Pessoas (GESTA) e Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NINA) da UNIPAMPA e teve apoio da Secretaria da Saúde do município de Sant’Ana do Livramento.
Participaram da formação 45 profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, agentes comunitários, técnicos, auxiliares, escriturários e recepcionistas, selecionados pela Secretaria da Saúde, sendo dois profissionais de cada unidade de atendimento à saúde de todos os bairros do município.
As aulas foram ministradas pelas alunas do curso de Administração, Angel Andreza Felipe e Katia Mariel Figueroa Rohmann e pela Tradutora e Intérprete de LIBRAS Taíse Gomes dos Santos Cá. O curso teve a coordenação da Professora Laura Alves Scherer e teve apoio de alunos(as) integrantes do GESTA e bolsistas do NINA.
Uma das ministrantes das aulas, Angel Andreza Felipe, comenta que: “as pessoas surdas, como eu, passam desafios diários quando vão a um posto de saúde, pela dificuldade de comunicação, por isso esse projeto é muito importante, para que os profissionais aprendam alguns sinais básicos em LIBRAS para fazer um atendimento de saúde com acessibilidade.
Acredito que eles gostaram muito do curso, pois participaram com muita dedicação”.
O curso ocorreu de 14 a 23 de junho de 2023 na Universidade Federal do Pampa - Campus Santana do Livramento, com carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas de aulas presenciais e 8 horas com atividades on-line via Google Classroom. O curso visou contribuir para gerar competências comunicativas em LiBRAS que valorizam a cultura surda nos profissionais e, assim, proporcionar um atendimento mais inclusivo para pessoas surdas no setor de saúde pública.

Curso de libras