Início > 10o siepe premia 56 trabalhos durante cerimonia de encerramento
Data de Publicação 08/11/2018 - 17:16 Atualizado em 13/11/2018 - 10:35 1930 visualizações

10º Siepe premia 56 trabalhos durante a cerimônia de encerramento

Por Emanuelle Bueno

Um dos momentos mais esperados do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) é a cerimônia de premiação. A solenidade ocorreu na tarde desta quinta-feira, 23, e premiou 56 dos 2.250 trabalhos inscritos em formato de pôster ou apresentação oral nas modalidades iniciação científica nível médio, iniciação científica e pós-graduação. As premiações são divididas em quatro categorias: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Cada categoria premia conforme as áreas de conhecimento.

Nas categorias de Ensino, Pesquisa e Inovação, foram premiados os trabalhos destaques em cada uma das áreas de conhecimento, conforme o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que são: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharia; Linguística, Letras e Artes. Além desses, foi acrescentada a área Multidisciplinar. A categoria Extensão é divida em oito áreas temáticas: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; trabalho. Cada área, em cada categoria e em cada modalidade premiou um trabalho.

Um dos trabalhos premiados foi o do estudante Guilherme Muzy, do 8º semestre de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Campus Itaqui. O estudante ficou muito feliz com a premiação e explicou que sua pesquisa “trata sobre perfil dos discentes matriculados no componente de biologia geral, com o objetivo de verificar qual o perfil socioeducacional dos alunos para poder analisar qual a precariedade da educação dos alunos aprovados e reprovados na disciplina”.

A estudante da Unipampa, Cristiane Fontoura Silveira, que cursa o 8º semestre de Engenharia de Software, Campus Alegrete, foi premiada pelo projeto de extensão “Ciência à cavalo”. Segundo Cristiane, a gratificação em receber este prêmio marca os cinco anos do projeto e da dedicação de todos os envolvidos: “a gente leva os cursos da Unipampa para a zona rural, fazendo uma mostra científica a partir deles”.

Outro trabalho premiado é da pós-graduanda em saúde mental, Daiane Roos, Campus Uruguaiana. Segundo a estudante, o trabalho trata da dor crônica em pacientes com fibromialgia e ter o reconhecimento da Universidade a deixa “muito feliz e grata”.

A lista com todos os premiados está disponível no site do evento.

• Ao fundo, tronco o tronco de uma árvore. À frente, homem branco com barba, usando camiseta branca segurando um certificado
      O estudante Guilherme Muzy que recebeu o prêmio de trabalho destaque no 10º Siepe. Foto: Milene Marchezan
    • Ao fundo, gramado e duas árvores, à frente mulher branca de olhos claros segurando um cetificado de trabalho destaque
      Aluno de Engenharia de Software da Unipampa recebe o prêmio de trabalho destaque no 10º Siepe. Foto: Milene Marchezan