Início > 1º Encontro Internacional dos Povos do Campo

Datas:
Qua, 13/02/2019 - 08:00 até Sáb, 16/02/2019 - 23:00
Detalhes:

O 1º Encontro Internacional dos Povos do Campo é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas em parceria com o Curso de Educação do Campo - Licenciatura e sediado pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no Campus Dom Pedrito, na cidade de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul.
 Concebido a partir de desdobramentos do 1º Acampamento da Juventude Quilombola, realizado no verão de 2018. Em razão de discussões e maior participação de camponeses e indígenas no curso de Educação do Campo, foram somados o 1º Acampamento da Juventude Indígena e o 1º Acampamento da Juventude Camponesa.
O Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do Campus Dom Pedrito, ciente da necessidade de viabilizar o diálogo e a troca de experiências com sua comunidade acadêmica acerca da diversidade étnico-cultural, propôs a justaposição dos acampamentos ao 3º Carijo da UNIPAMPA: conhecimento camponês e indígena na fabricação de erva mate artesanal, os quais, juntos, consolidam o 1º Encontro Internacional dos Povos do Campo.
É caráter central do evento possibilitar que jovens indígenas, quilombolas e camponeses, oriundos do Brasil, da Argentina e do Uruguai possam estar, durante o evento, acampados no Campus Dom Pedrito. A programação envolve palestras, oficinas, rodas de conversa, vivências, mateada e outros, a fim de priorizar as trocas de saberes e experiências entre diferentes culturas, bem como  constituir um importante canal de comunicação da universidade com a comunidade externa.

Organização do evento:
Organização Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI - Campus Dom Pedrito); Curso de Educação do Campo - Licenciatura (LECampo); Diretório Acadêmico do Curso de Educação do Campo - Licenciatura; Apoio Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA -
Local:
Campus Dom Pedrito