Início > 2a caominhada encerra atividades
Data de Publicação 26/06/2019 - 17:58 Atualizado em 26/06/2019 - 17:58 924 visualizações

2ª Cãominhada encerra atividades

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) encerrou nesta semana as atividades do projeto de extensão 2ª Cãominhada – posse responsável. No total foi feita a vermifugação de cerca de 200 animais (cães e gatos) durante as ações do projeto.

As atividades aconteceram no período de 18 de maio a 28 de junho de 2019, na Praça Barão do Rio Branco, e forneceram a vermifugação de cães e gatos, conscientização sobre posse responsável, Camarim de pintura de rosto, oficina de bichinhos de balão e mostra de plantas repelentes de mosquitos transmissores de doenças.

De acordo com a coordenadora do projeto, Claudete Izabel Funguetto, a posse responsável de animais envolve  mudanças de atitudes  em relação aos animais, tutores e ambiente. Dentro das ações da 2ª Cãominhada houve palestras educativas em escolas,  onde foram abordados temas relacionados a educação ambiental e saúde pública, tais como: O Curso de Medicina Veterinária da Unipampa; Leishmaniose; Riscos causados pelos pombos à saúde pública da população de Uruguaiana-RS; Plantas repelentes de mosquitos transmissores de doenças; A importância do controle de ectoparasitas em seres humanos e animais; Posse responsável de animais. “A Cãominhada tem por objetivo conscientizar a população sobre questões ambientais e de proteção animal, destacando a importância da posse responsável de animais domésticos, em especial os cães”, conta Funguetto.