Início > 2a mostra de educacao expoe mais de 60 trabalhos em bage
Data de Publicação 12/12/2016 - 12:57 Atualizado em 13/12/2016 - 08:47 4071 visualizações

2ª Mostra de Educação expõe mais de 60 trabalhos em Bagé

Evento reuniu cerca de 160 discentes de três campi da Unipampa
Por Franceli Couto Jorge

Cerca de 160 estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participaram da 2ª Mostra de Educação: Ensino por Práticas Investigativas (MEEPI), realizada na última terça-feira, 6, em Bagé. O evento reuniu acadêmicos dos campi Bagé, Dom Pedrito e Uruguaiana. Foram expostos 68 trabalhos.

A Mostra consiste em espaço-tempo de socialização de resultados de propostas de ensino, realizados por meio de pesquisas, desenvolvida pelos professores, da área da educação, Alessandro Bica, Claudete Martins e Diana Salomão (Campus Bagé), Francéli Brizolla (Campus Dom Pedrito) e Elena Billing Mello (Campus Uruguaiana).

A programação do evento iniciou à tarde com a recepção dos discentes dos municípios de Dom Pedrito e Uruguaiana, que realizaram um passeio cultural pela cidade de Bagé. Na sequência, puderam conhecer os laboratórios do Campus Bagé e participar da oficina de caligrafia chinesa. O credenciamento começou às 17h30.

À noite, ocorreu a cerimônia de abertura das atividades. Para o diretor do Campus Bagé, professor Fernando Junges, “receber a Mostra de Educação: Ensino por Práticas Investigativas é um alento, principalmente, no momento em que nós vivemos de tantas perdas nos direitos constitucionais, como na educação, com a aprovação da PEC 55, que congela investimentos da educação e saúde”.  Em relação às atividades da MEEPI, o docente disse: “Esse é um momento que traz um pouco mais de paz e mostra o que a educação é capaz de fazer”.

Uma das organizadoras da Mostra, professora Diana Salomão, considera a MEEPI “um espaço de integração de licenciandos e valorização dos conhecimentos que produzem no espaço de investigação do qual participam para aprender sobre os mais diversos temas da área da educação”.

Os presentes também puderam prestigiar a apresentação do Núcleo de Jazz da Unipampa, que é um projeto de ensino realizado com duas turmas: uma com repertório instrumental e outro com repertório cantado. Os músicos Igor Krüger, Julian do Pinho, Maurício Daneres, Igor Durate, Antoniel Lopes, Felicíssimo de Jesus, Cibele Ambrozzi, Isabele Pereira e Jean Leão integram o Núcleo de Jazz.

Após a apresentação dos músicos, ocorreu a palestra “Ensino por pesquisa: concepções e compreensões Freireanas”, proferida pelo professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Dirlei Pereira. O docente fez reflexões e contextualizou o conjunto da obra de Paulo Freire. Para Pereira, “não há ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensino”.

O docente explanou ainda sobre as cinco fases do método de Paulo Freire e as etapas de investigação, tematização e de problematização. Por fim, apresentou algumas categorias para reflexão: educação bancária x educação problematizadora; alienação x conscientização; práxis; diálogo; denúncia – anúncio; leitura do mundo; educação como ato político; educação popular; humanização, entre outras.

A seguir, os trabalhos expostos foram avaliados. A Mostra teve a colaboração dos discentes do curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural, que atuaram como avaliadores. O evento encerrou com a apresentação do projeto Oficina de Capoeira.

• Apresentação do Núcleo de Jazz da Unipampa - Foto: Franceli Couto
    • O Núcleo de Jazz é um projeto de ensino do curso de Licenciatura em Música - Foto: Franceli Couto
    • O professor Dirlei Pereira falou sobre a obra de Paulo Freire - Foto: Franceli Couto
    • A Mostra reuniu 68 trabalhos de três campi da Unipampa - Foto: Franceli Couto