Início > 4º encontro dos grupos pet unipampa reuniu acadêmicos e tutores em bagé
Data de Publicação 26/05/2015 - 11:25 Atualizado em 26/06/2015 - 11:03 2124 visualizações

4º Encontro dos Grupos PET Unipampa reuniu acadêmicos e tutores em Bagé

Troca de experiências e debate de pautas marcaram os três dias de evento
Por Franceli Couto Jorge

O Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediou, entre os dias 21 e 23 de maio, a quarta edição do PampaPET, evento que reúne os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). O objetivo da atividade é verificar e debater a situação do PET dentro da Instituição, sendo esta a primeira etapa para levantar pautas e demandas a serem discutidas em encontros regionais e nacionais denominados, respectivamente, Sulpet e Enapet.

Conforme a acadêmica do curso de Engenharia de Produção, Bruna Hobuss da Rosa, “o encontro é um momento de troca de conhecimento, criação de laços e parcerias para desenvolvimento de projetos, possibilitando compreender as diferentes realidades enfrentadas em cada campus”, afirma. Dessa forma, percebe-se como cada grupo atua na sua respectiva área e quais ações têm alcançado melhores resultados.

Durante a abertura do evento, aconteceu um painel de discussão com o tema Educação de Excelência. A tutora PET Biologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e integrante da diretoria da Comissão Executiva Nacional do PET (Cenapet), Zelinda Maria Braga Hirano, o tutor PET Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor Alexandre Campos, e a pró-reitora de Graduação da Unipampa, professora Elena Maria Billig Melo participaram da apresentação.

Três bandeiras, a do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Unipampa aparecem no fundo, à esquerda. Uma banda formada por cinco rapazes e que conta com bateria, baixo, guitarra e vocal se apresenta dentro de um auditório, em frente a um quadro branco usado em aulas

O encerramento do primeiro dia do evento contou com atividades culturais realizadas por alunos da Unipampa. A primeira delas foi uma apresentação de piano e teclado exibida por alunos do curso de Licenciatura em Música e, também, a apresentação da banda Unipampa Band Rock.

Na sexta-feira, 22, foram debatidos temas como Gestão e Políticas, Visibilidade e Representatividade, Educação de Excelência, Verbas e Infraestrutura, além de um Grupo de Trabalho (GT) específico para tutores, todos os assuntos voltados para o âmbito do Programa de Educação Tutorial.

No último dia do IV PampaPET, 23, realizou-se uma assembleia geral, na qual foram apresentados e debatidos os assuntos levantados nos GT’s. Também foram feitos encaminhamentos e votações das propostas, entre elas, o regimento interno do PET, em complemento ao regimento nacional.

Pessoas sentadas em cadeiras olham para a exposição que é feita por meio de projeção de imagem sobre tela branca. à direita da tela com projeção está uma faixa promocional do evento

No encerramento de encontro houve a mostra de pôsteres, contendo atividades e trabalhos desenvolvidos pelos grupos PET. Esta edição foi organizada pelo grupo PET Engenharias, do Campus Bagé, e contou com a colaboração de seis discentes voluntários. Atualmente, a Unipampa possui 13 grupos PET distribuídos em sete campi. O IV PampaPET teve a participação de cerca de 80 pessoas, incluindo petianos e tutores dos grupos PET Engenharias, PET BIO, PET Veterinária,

PET Fisioterapia, PET Pisc, PET Agro, PET Agronegócio e PET Letras.

A próxima edição do PampaPET será realizada,  em 2016, no Campus Dom Pedrito, com organização do PET Agronegócio.

Fotos: Daisson Marques e Rômulo Ribeiro

• Estudantes e professor tutor do PET Engenharias posam para foto, atrás deles, uma faixa promocional do evento Pampapet
      Grupo PET Engenharias
    • Alunos e tutor do PET veterinária posam para foto. Atrás do grupo, faixa promocional do Pampapet
      Grupo PET Veterinária
    • Os tutores posam para foto lado a lado. Atrás do grupo, faixa promocional do Pampapet
      Tutores dos Grupos PET Unipampa
    • equipe com cerca de 15 pessoas posa em frente a quadro branco em sala de aula.
      Grupo de Trabalho em Educação de Excelência
    • grupo com dez pessoas posa em frente a quadro branco em sala de aula
      Grupo de Trabalho Verbas e Infraestrutura