Início > 8o siepe apresentacoes culturais movimentaram o segundo dia do evento
Data de Publicação 23/11/2016 - 20:22 Atualizado em 24/11/2016 - 17:25 1888 visualizações

8º Siepe: Apresentações Culturais movimentaram o segundo dia do evento

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

No segundo dia do 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) os inscritos participaram de palestras, apresentações orais e pôsteres, serviços de saúde, apresentações culturais, oficinas e minicursos.

No turno da manhã também foram oferecidas oito Oficinas e Minicursos. Pela tarde os inscritos puderam escolher entre seis temas para participação. Pela manhã também houve apresentações de trabalhos nas modalidades orais e pôsteres.

Durante todo o dia equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana estiveram presentes com as unidades móveis e disponibilizaram testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Avaliações nutricionais e doações de sangue também foram feitas durante o segundo dia do evento.

A programação começou com a palestra intitulada Os Desafios da Docência Frente a(s) Crise(s) Socioambientais, pela professora da Unipampa, Diana Salomão de Freitas. Para a professora a ideia principal de pensar o desafio da docência frente as crises ambientais é focar nas relações humanas, pois elas constituem a base pra o acontecimento de qualquer prática educativa.

Os participantes também puderam conferir apresentações culturais durante a tarde do segundo dia com o Ballet Cristina Fernandes, Academia Fit Dance Lid Silva, Dança de Salão Leandro e Kadine, Casa da Dança, Invernada Os Platinos do CTG Patrulha do Oeste.

Na parte da tarde, o pró-reitor de Pesquisa da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unisociesc), Marcelo Teixeira, falou sobre Metodologias Ativas aplicadas a Engenharia. De acordo com o palestrante, segundo estudos estatísticos um aluno sentado na sala de aula tradicional só aproveita 20% do que aprendeu da semana letiva. Após a aplicação das metodologias o aproveitamento aumentou 50%.

As atividades seguem amanhã, 24, com visitação ao Planetário, sessões de pôsteres e orais, e às 11h30, a palestra Metodologias Ativas no Ensino Superior, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo Marcondes. O evento encerra com as premiações.

A oficina de Danças Circulares empolgou os participantes. Fotos: Fernando Cruz/Unipampa
      Teixeira abordou Metodologias Ativas na palestra. Fotos: Fernando Cruz/Unipampa
      As atividades culturais movimentaram o segundo dia do 8º Siepe. Fotos: Fernando Cruz/Unipampa
    • Docente proferiu palestra sobre crise ambiental - Foto: Fernando Cruz/Unipampa