Ícone do FacebookÍcone do TwitterrÍcone do YouTube
Início > 9a edicao do siepe promove internacionalizacao da ciencia e do conhecimento
Data de Publicação 25/07/2017 - 13:22 Atualizado em 03/10/2017 - 13:27

9ª edição do Siepe promove a internacionalização da ciência e do conhecimento

Por Emanuelle Tronco Bueno

Com a temática “O conhecimento vai além das fronteiras”, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lança a nona edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que ocorrerá de 21 a 23 de novembro de 2017, com Comissão Permanente definida através da Portaria nº 675/2017. Neste ano, quem recebe o evento é o Campus Sant’Ana do Livramento, mas a proposta diferencia-se pela internacionalização, que levará atividades também para Rivera, no Uruguai.

Segundo o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, a parceria entre a Unipampa e o Uruguai, através da Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC), trará resultados positivos para o evento. “A cooperação entre a UTEC e a Unipampa é para fazermos um Salão realmente internacional de ensino, pesquisa e extensão. Convidamos para submissão trabalhos de graduação e de pós-graduação de ambos os países, com chamada extensiva ao país vizinho (Argentina) e a outros países vinculados ao Mercosul que tenham interesse”, afirma o reitor.

A cada ano, o Siepe busca debater a construção do conhecimento em um movimento cíclico de transformação da realidade regional, nacional e internacional. Nesta edição, são defendidos como pressupostos fundamentais a internacionalização do evento, apostando em atividades paralelas, bem como a institucionalização de três idiomas oficiais para apresentação de trabalhos (português, espanhol e inglês). Para Helvio Rech, responsável pela coordenação geral do evento, essa proposta possibilita “agregar todas as instituições de ensino superior tanto do lado brasileiro, quanto do lado uruguaio”.

As inscrições para ouvintes e avaliadores estão previstas para começar no dia 24 de agosto. A partir desse dia, também será possível submeter propostas para oficinas e minicursos, bem como submeter trabalhos nas modalidades pôster e oral. A programação será divulgada em data mais próxima do evento.

Para mais informações, acompanhe o site oficial do evento e a página da Unipampa no Facebook.

 

Além da fronteira

Para a 9ª Edição do Siepe foram realizadas diversas reuniões com autoridades educacionais do Uruguai, o que instituiu o país como um dos maiores parceiros do evento. Até agora, além da Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC), a Universidad de la República (Udelar) também já firmou parceria com o evento. A colaboração do Uruguai se dará pelo auxílio na comissão científica e na seleção de trabalhos, incentivando seus pesquisadores a participar e trazendo palestrantes externos.

A professora Tanise Brandão Bussmann, membro titular da Comissão Permanente do evento, relata que essa parceria é um diferencial dessa edição. “O Siepe está sendo construído para ter um espaço de diálogo maior entre pesquisadores, algo que é permitido neste momento pelo próprio amadurecimento da Universidade e do próprio evento. Assim, além da construção conjunta entre as diversas instituições dos dois países, também vemos a possibilidade de submissão de trabalhos de pesquisadores”, afirma a Tanise.

 As atividades desta edição também sofreram mudanças, pois irão acontecer simultaneamente nos dois países. Essa situação foi facilitada pela geografia próxima de Santana do Livramento e Rivera. Ainda segundo Tanise, “o Uruguai terá condições de abrigar atividades com um público maior, pelos seus teatros e ginásios que são em maior número e têm uma capacidade maior do que os brasileiros, localizados em Santana do Livramento”.

 

Hospedagem e alimentação

Haverá parcerias para alojamento solidário e também para um espaço de alojamento maior com local a ser definido. A comunidade acadêmica que desejar oferecer alojamento solidário poderão cadastrar-se no prazo de 24 de agosto a 07 de setembro. Já o cadastro para àqueles que necessitarem de alojamento, será de 04 de setembro a 04 de outubro. A divulgação dos alunos e seus respectivos locais de alojamento será no dia 09 de novembro.

Quanto à alimentação, a Comissão Permanente do evento está mapeando os restaurantes da região, a fim de propor convênios para promover uma alimentação com valor diferenciado para os participantes do Siepe.

 

Cronograma

Inscrições para os ouvintes: 24/08 a 28/09

Inscrições de avaliadores: 24/08 a 15/09

Inscrição para participação em minicursos e oficinas: 02/10 a 16/10

Pagamento das inscrições: 24/08 a 25/10

Submissão de propostas para oficinas e minicursos: 24/08 a 11/09

Submissão de trabalhos pôster e/ou oral: 24/08 a 26/09