Início > 9o siepe professor da unipampa recebe homenagem por sua atuacao na area dos direitos humanos e
Data de Publicação 23/11/2017 - 12:58 Atualizado em 11/12/2017 - 00:29 1558 visualizações

9º Siepe: Professor da Unipampa recebe homenagem por sua atuação na área dos direitos humanos e internacional

O projeto do professor faz parte da ONG Ican, laureada com o prêmio Nobel da Paz de 2017
Por Emanuelle Tronco Bueno

O segundo dia do 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) foi marcado por uma homenagem ao professor da Unipampa, Cristian Wittmann, coordenador do projeto de extensão “Grupo de Práticas em Direitos Humanos e Direito Internacional”. O professor recebeu o reconhecimento da Universidade Federal Pampa (Unipampa) durante o discurso do reitor da instituição, Marco Antonio Fontoura Hansen, pelas pesquisas desenvolvidas em proteção da pessoa humana. Além da presença do reitor, a cerimônia teve a participação do diretor do Campus Santana do Livramento, Rafael Schmidt, da pró-reitora de extensão e cultura, Nádia Bucco, do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi e de familiares e amigos do homenageado.

Na ocasião, Cristian Wittmann também foi agraciado com uma medalha da 54ª Legislatura, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para personalidades que se destacam na sociedade gaúcha, prestando relevantes serviços à comunidade. A medalha foi entregue pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, responsável pela proposta de conceder essa honraria ao professor.

Durante a fala do homenageado, ele abordou o impacto catastrófico das armas nucleares e da detonação nuclear. O professor também apresentou o projeto desenvolvido na Unipampa, que envolve a proibição dessas armas e a eliminação e que faz parte da ONG Ican, que foi laureada com o prêmio Nobel da Paz de 2017. De acordo com o professor, trazer este assunto para dentro de uma instituição educacional e para o Siepe demonstra que “pessoas comuns quando unidas em um mesmo objetivo têm um impacto tremendo. É isso, justamente, que este projeto – o trabalho que a ONG Ican faz – proporciona: várias pessoas ao redor do mundo, que comungam do mesmo objetivo (o fim dessas armas), possam estar juntas e lutar”.

Próximas pesquisas

Sobre a continuação das pesquisas na área, o professor ressalta que o Grupo “tem iniciativas pelo fim das minas terrestres e o problema que elas causam, bombas clusters, armas nucleares, o uso de determinados armamentos em zonas povoadas e, também, uma temática que está se desenvolvendo no âmbito internacional que é a proibição/regulação do uso da inteligência artificial para iniciativas bélicas”.

• Professor, de terno preto, com a medalha de homenagem em mãos
      Professor da Unipampa, Cristian Wittmann, recebe medalha da 54ª Legislatura, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
    • Cinco pessoas, sentadas em mesa oficial
    • Professor, de terno preto, falando segurando microfone