Início > 9o siepe unipampa divulga programacao
Data de Publicação 14/11/2017 - 17:15 Atualizado em 14/11/2017 - 17:15 3567 visualizações

9º SIEPE: Unipampa divulga programação

Por Sofia Viero Sorgetzt

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou a programação do 9º Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão (SIEPE). O evento ocorre entre os dias 21 e 23 de novembro, na Fronteira da Paz, nas cidades de Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai. A programação do 9º SIEPE será composta por palestras, apresentações de trabalhos, oficinas e minicursos, mesas de debates e apresentações artísticas.

Na terça-feira, 21, primeiro dia de evento, os participantes poderão fazer o Credenciamento das 9h às 18h. As oficinas, minicursos e sessões de pôsteres ocorrem das 9h às 17h.

O destaque da programação do primeiro dia do 9º SIEPE é a Solenidade de entrega do Título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente e atual Senador da República Oriental do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano (Pepe Mujica). A cerimônia ocorre a partir das 15h no Solar Dom Pedro. Em seguida, está prevista a Roda de Conversa: Encontro de Mujica com a juventude estudantil, no Parque Internacional.

A Cerimônia de Abertura do 9º SIEPE ocorre às 20h, seguida pelo Painel de Abertura: O papel das universidades no Brasil, com o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone. Às 21h o engenheiro Mário Benedetti realiza a Conferência Magna de abertura do 9º SIEPE com o tema “O Princípio das Coisas - A Máquina de Deus - Descobrindo os Segredos do Universo”.

Na quarta-feira, 22, as atividades iniciam às 8h com as apresentações de trabalhos da Mostra de Iniciação Científica, do Salão de Pesquisadores e do Salão de Inovação. As oficinas e minicursos têm início às 9h e as sessões de pôsteres às 10h. Também Às 10h, ocorre o debate “América Latina y sus grandes desafios contemporáneos”, com os professores Gerardo Caetano e Roberto Saturnino Braga no Teatro Municipal de Rivera. Às 20h, no Parque Internacional, será realizada palestra do professor Cristian Wittmann, delegado da Ican (Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares), organização vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2017.

A programação do dia 23, último dia do 9º SIEPE, inicia com as apresentações de trabalhos às 8h. Às 9h iniciam as oficinas e minicursos. A Cerimônia de Premiação ocorre às 15h no Parque Internacional, onde também ocorre, às 17h30, a Cerimônia de Encerramento e lançamento do 10º SIEPE.

A programação completa e os horários das atividades estão disponíveis no site do 9º SIEPE.