Início > Academicos do curso de medicina veterinaria tem trabalhos premiados em evento internacional
Data de Publicação 10/10/2017 - 16:42 Atualizado em 10/10/2017 - 16:42 1907 visualizações

Por Emanuelle Tronco Bueno

Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, tiveram trabalhos premiados durante o “54º Congreso Argentino de Anatomía - VI Congreso Internacional de Anatomía”, realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro, em La Plata, na Argentina. Os dois estudantes, Matheus Damasceno Nunes dos Santos e Leonel Félix Leão, receberam a premiação de melhor trabalho apresentado.

Com trabalho intitulado “Prototipo 3D como herramienta complementaria al uso de piezas cadavéricas en la enseñanza de la anatomia", Matheus Damasceno recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado por estudantes no evento. Segundo o professor da Unipampa, Paulo de Souza Junior, “trata-se de um trabalho que desenvolveu um método alternativo à utilização de peças cadavéricas, dispensando o uso de reagentes tóxicos (como o formaldeído) na conservação do material. As peças produzidas na impressora 3D, a partir da digitalização de peças reais, têm a vantagem de serem menos tóxicas para a equipe do laboratório, custo acessível e dispensar o gasto com descarte de resíduos biológicos e químicos, além de diminuírem o número de cadáveres necessários para as atividades práticas”.

Já o estudante Leonel Félix Leão Neto recebeu o prêmio "Prof. Dr. Domingo Roque Galotta" em menção ao melhor trabalho de pesquisa na área de Anatomia Animal, intitulado "Topografia de la arteria celíaca en Lycalopex gymnocercus". O professor da Unipampa, Paulo de Souza Junior, explica que trabalho “descreveu a anatomia de uma das principais artérias na irrigação de órgãos viscerais e de interesse clínico e cirúrgico em uma espécie de carnívoro silvestre típico do bioma Pampa, o graxaim-do-campo”.

Histórico de premiações:

Em 2015, os acadêmicos Manuela Fagundes e Wilson Viotto, do Laboratório de Anatomia Animal do curso de Medicina Veterinária da Unipampa, foram premiados na edição do evento realizada em Corrientes, na Argentina

• Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária têm trabalhos premiados em evento internacional (Foto: divulgação)