Início > Acao do pet fisioterapia leva poesias para ruas de uruguaiana
Data de Publicação 03/07/2019 - 11:53 Atualizado em 03/07/2019 - 12:04 1290 visualizações

Ação do PET Fisioterapia leva poesias para as ruas de Uruguaiana

Ponto Poético é um dos projetos desenvolvidos pelo PET Fisioterapia
Por Luis Noal

Buscando integrar a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) com a comunidade, o Programa de Educação Tutorial (PET) - Fisioterapia, do Campus Uruguaiana, possui atualmente projetos de ensino, pesquisa e extensão. Com a proposta de espalhar a poesia pela cidade de Uruguaiana, divulgando-a e popularizando-a, nasce o projeto Ponto Poético. Os textos são colocados em árvores, pontos de ônibus, grades ou muros, para que as pessoas passem, se interessem e leiam as poesias ali expostas. A iniciativa começou em 2018, no ponto de ônibus localizado na Unipampa Uruguaiana. Agora, a ação do PET já se expande para outros pontos da cidade, como os locais de maior movimento. O projeto de extensão conta com a participação de 13 estudantes, que escolhem os poetas e as poesias, definem os locais de exposição, a preparação do material e por fim, a fixação do material nos locais pré-definidos. O coordenador do PET - Fisioterapia, professor Franck Maciel Peçanha, acredita que essas ações auxiliam o acesso da população a literatura: “creio que no Brasil temos carência de acesso à arte e com essa atividade procuramos expor as pessoas a algo ao qual raramente estamos expostos que é a poesia”, destaca.

Ponto Poético começou no ponto de ônibus da Unipampa Campus Uruguaiana em 2018 | Foto: PET - Fisioterapia

De acordo com Peçanha, a intenção é expandir o projeto neste segundo semestre, onde a iniciativa irá disponibilizar mostras nas escolas do município, além da distribuição em diferentes bairros da cidade. O rodízio de locais busca atingir o maior número possível de pessoas, com exposições por curtos períodos de tempo. Nesta etapa, a ação deve iniciar as exposições também em bairros mais periféricos de Uruguaiana. Segundo o coordenador, “a exposição aos diferentes tipos de arte é essencial para a formação do indivíduo. Além disso, a poesia pode provocar muitas sensações, sentimentos e reflexões”.

Não há critério definido para a escolha dos locais de exibição das poesias, visto que o Ponto Poético visa atingir toda a comunidade uruguaianense. As poesias que são tiradas dos seus pontos pela comunidade são repostas, mantendo cada espaço selecionado pelo grupo com dez poesias de diferentes poetas. Para Franck, tirar as poesias dos seus locais de mostra não é considerado vandalismo: “algumas pessoas são tomadas de paixão pela poesia que acabam de ler e tentam eternizar o que sentem levando a poesia”, finaliza.

• Alguns dos locais selecionados para a mostra: a Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade, e o Parcão | Foto: PET - Fisiote
      Alguns dos locais selecionados para a mostra: a Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade, e o Parcão | Foto: PET - Fisioterapia