Início > Arborizacao urbana e tema de palestra no campus bage
Data de Publicação 21/06/2016 - 16:20 Atualizado em 21/06/2016 - 16:20 2153 visualizações

Arborização Urbana é tema de palestra no Campus Bagé

Evento, que ocorre na quarta-feira, 22, integra ações de Programa de Extensão

Com o objetivo de mostrar à comunidade projetos de Responsabilidade Social, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), realiza nesta quarta-feira, 22, a palestra "Arborização Urbana: um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental". A atividade ocorrerá no auditório do Campus Bagé, às 20h, e marca o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A palestra será ministrada por João Rockett e Tatiana Cavaçana, ambos do Instituto de Permacultura do Pampa. A ação faz parte de um Programa de Extensão Universitária, que tem por finalidade fortalecer a formação cidadã, numa perspectiva de gestão de arborização urbana responsável e compartilhada. Além disso, o Programa constitui-se em uma ferramenta de integração das pessoas e transformação de atitudes com o entorno ambiental que as cerca.

O Programa conta com a participação de outras instituições, entre elas: Faculdade Ideau, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Associação em Defesa da Ecologia Ampla e da Arte (Ecoarte), Instituto de Permacultura do Pampa, rede de ensino, por meio da 13ª Coordenadoria de Educação, e poder público municipal. Dessa forma, trata-se de um Programa amplo com caráter interinstitucional e interdisciplinar.

Conforme a Proext, o inventário arbóreo das praças e malha viária da cidade de Bagé e a promoção da educação ambiental junto às instituições de ensino, com formação e treinamento de multiplicadores ambientais para atuação junto à comunidade, são algumas das ações que já foram realizadas.

A etapa seguinte do Programa de Arborização Urbana prevê que as árvores inventariadas sejam identificadas com todas as informações agronômicas, sanitárias e características específicas, por meio de um QR Code. Dessa forma, o cidadão poderá apropriar-se do trabalho realizado, de forma rápida e prática, apenas utilizando um leitor gratuito deste código, diretametne de seus tablets e smartphones no local público onde estiver.

Por Franceli Couto Jorge

Tags: Extensão