Início > Arborizacao urbana inova com tecnologia para dar voz arvores
Data de Publicação 30/10/2018 - 16:36 Atualizado em 30/10/2018 - 16:36 185 visualizações

Arborização Urbana inova com tecnologia para “dar voz às árvores”

Ação “Redescobrindo as árvores através do QRCODE” promoveu interação de crianças e adultos com inventário arbóreo da Praça da Estação
Por Aline Reinhardt da Silveira

O Programa "Arborização Urbana: um exercício e cidadania e sustentabilidade socioambiental”, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou na quarta-feira, 24 de outubro, ações de educação ambiental para o lançamento de mais uma etapa do projeto chamada “Redescobrindo as árvores através do QRCODE”. O encontro na Praça da Estação, em Bagé, envolveu atividades lúdicas de contação de histórias, teatro e interação entre escolas da rede pública e particular. A proposta, que tem o objetivo de democratizar o conhecimento e conscientizar sobre a importância das árvores, integrou escolas parceiras do projeto e a comunidade em geral.

O projeto Arborização Urbana desenvolve desde 2016 ações efetivas de envolvimento e integração com a comunidade, no desenvolvimento de ações de formação humana e educação ambiental. Grupos de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart e Colégio Espírito Santo, participaram de uma tarde na praça, e participaram da contação da história interativa chamada “As árvores invisíveis”, pela professora de artes Elizabeth Borba Salgado e o grupo de Teatro da Fundação Bidart.

Na oportunidade, mais de cem alunos e professores, assim como representantes do comercio local apoiadores do projeto e representantes da sociedade civil, conheceram a tecnologia aplicada ao projeto que visa dar “voz às árvores”, com a interação de personagens de histórias infantis, que contavam a cada visitante um pouco sobre a espécie, assim como orientava sobre a forma de utilizar o QRCODE.

Inovação tecnológica: QR CODE para a identificação das árvores

Conforme explica a coordenadora do projeto, Ketleen Grala, todas as espécies existente na Praça da Estação foram identificadas e analisadas pelo Inventário Arbóreo realizado em conjunto pela UNIPAMPA, IDEAU, IFSul, ECOARTE, IPEP e SEMAPA. O texto contido na placa QRCODE instalada nas árvores possui informações ecológicas, botânicas, fenológicas, utilidades, formas de propagação e curiosidades da espécie, sempre na forma de um diálogo entre ela e o leitor.

Com esta inovação o projeto coordenado pela Unipampa, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), permite uma integração das pessoas com a natureza, utilizando modernas tecnologias.

Os coordenadores do programa consideram este momento como uma oportunidade aprendizagem na perspectiva inclusiva, já que contou com a participação de grupos de alunos surdos que auxiliados por interprete de Libras, também apresentaram as árvores identificadas com o QRCODE, utilizando a língua de sinais. Segundo os coordenadores, o estímulo pela descoberta aguçou a curiosidade dos alunos e o compromisso em transmitir a aprendizagem realizada aos seus familiares e amigos.

O programa “Arborização Urbana”, por apresentar uma característica interdisciplinar, interprofissional e interinstitucional, fomenta a integração de escolas, universidades e ONGs que representam a sociedade civil organizada, comprometida com a promoção do bem comum e da sustentabilidade socioambiental. Já realizou as seguintes ações:

● 2014: Projeto de pesquisa “Inventário da Arborização Urbana”.

● 2016: Educação Ambiental, rede de ensino fundamental e médio.

●2017: Inovação tecnológica, QR CODE para a identificação das arvores.

● 2018: Estudo do histórico das árvores e seu significado para a comunidade.

Atividade foi realizada na Praça da Estação, em Bagé